Com o novo Centro de Arte e Cultura os artesãos do município de Satuba foram contemplados com um espaço para exposição e comercialização de seus produtos. A cidade da região metropolitana que é famosa por seus talentos com argila, na rica produção de peças utilitárias em cerâmica, também abriga desde artesãos que manipulam madeira e materiais recicláveis, até pintores e artistas plásticos, figuras notáveis que deixavam de ter visibilidade pela falta de um espaço para venda de suas peças.
No último dia 31, com a entrega da nova praça da cidade, a prefeitura municipal inaugurou o Centro de Arte e Cultura, um projeto da vereadora Aparecida da Graça em favor da comunidade de artesãos do município. O espaço localizado às margens da BR 316, beneficia cerca de 40 artistas satubenses que agora possuem uma vitrine para exposição de seus produtos, principalmente para os turistas que transitam pela cidade que dá acesso à capital alagoana.
Agora o novo equipamento cultural é a casa do artesanato satubense, e dá voz a artistas como o artesão Valdir Alexandre, um artesão que busca na natureza materiais sustentáveis, como raízes, galhos secos e cascas, que em suas mãos são reaproveitados e transformados em obras de arte. São peças de decoração com uma identidade única, que representam o dom de enxergar além do que se vê.
Já o Márcio Silva, marceneiro habilidoso, é o satubense responsável por todas as peças em madeira disponíveis no Centro de Cultura. Com seu talento, Márcio também contribuiu com os móveis instalados no espaço, onde logo na entrada, o que mais chama atenção é a sua luminária em madeira, projetada especialmente para o local. Em visita ao Centro de Cultura, os interessados podem encontrar com o artista e realizar encomendas de peças personalizadas.
No caso do artista Ricardo Nascimento, seu talento é transmitido nas telas de suas pinturas. O satubense beneficiado pelo Centro de Cultura, busca expressar seus sentimentos através de sua inspiração com a natureza nordestina. Orgulho de sua terra, Ricardo é patrimônio vivo de Alagoas e conhecido até fora do país.
Serviço
Centro de Arte e Cultura
Horário de funcionamento: 08h às 12h e 15h às 18h.