Os idosos e as pessoas com deficiência que são beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) – conhecido como LOAS – devem ficar atentos para fazerem a atualização cadastral, senão poderão ter o auxílio suspenso.
Em Maceió, 33.815 pessoas recebem o BPC, sendo 24.026 pessoas com deficiência e 9.789 idosos. Ao todo, 10.017 devem fazer a atualização cadastral. Desses, 5.481 não possuem inscrição no Cadastro Único, que é um dos requisitos para receber o benefício, e 4.536 estão com os cadastros desatualizados desde 2016.
Para a revisão cadastral e para inserção no Cadastro Único, o beneficiário precisa apresentar original e cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência, Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, contracheque (principalmente, sendo servidor público), Certidão de Casamento ou Divórcio, Certidão de Óbito (do integrante falecido) dos integrantes adultos da família; Certidão de Nascimento, Cartão de Vacina (0 a 7 anos), declaração da escola (6 a 17 anos) e a declaração do Conselho Tutelar ou Termo de Guarda para os responsáveis dos menores de idade, caso o pai ou mãe não integrem a família.
Segundo a coordenadora do BPC, Adriana Athayde, é importante que os beneficiários façam o recadastramento. “Quem não fizer a atualização cadastral, terá o benefício bloqueado pelo governo Federal”, alertou.
Para fazer o recadastramento, os beneficiários devem comparecer ao Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), no Centro, ou na sede do Cadastro Único, na Serraria, de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Locais de atendimento em Maceió
Sede do Cadastro Único (Av. Menino Marcelo, S/N, Serraria. Entre o GBarbosa e a Drogasil). Telefones: (82) 3312-5975/ 3312-5924.
Centro de Atendimento Socioassistencial (Rua Engenheiro Roberto Gonçalves de Menezes, antiga Rua da Praia, 71, no Centro). Telefone: (82) 3312-5927.