Um alerta de perigo de chuvas intensas para 34 municípios de Alagoas, incluindo a capital, Maceió, foi emitido, neste domingo (30) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
De acordo com o órgão, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia nas áreas em risco. A recomendação é que a população desses municípios fique atenta e se mantenha informada sobre as condições meteorológicas previstas.
Em casos de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, os moradores devem acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193) e tomar medidas de segurança para proteger seus bens. O Inmet também aconselha que a população evite enfrentar o mau tempo e desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
O alerta é válido para os seguintes municípios: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Campestre, Campo Alegre, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Flexeiras, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Messias, Novo Lino, Paripueira, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto de Pedras, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, Satuba e Teotônio Vilela.
Defesa Civil em alerta
Mais cedo neste domingo (30), a Defesa Civil de Maceió emitiu um comunicado, alertando para o risco de desabamento em algumas regiões da cidade após o acumulado de chuvas nas últimas 24 horas. De acordo com o órgão, choveu 79mm na capital alagoana, com maior acumulado na região da Cambona, parte baixa da cidade.
Com isso, cinco residências precisaram ser evacuadas no Barro Duro. A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta e, em caso de emergência, acionar o órgão pelos números 199 e 156.