Fábricas de artilheiros, Fluminense e River colocam seus goleadores à prova na Libertadores

Comandados por Cano e Beltrán, equipes se enfrentam no Maracanã pelo Grupo D da competição.

Desde quando Fred atuava, um mantra é repetido a plenos pulmões nas Laranjeiras: o Fluminense é uma máquina de produzir artilheiros. Tanto que Germán Cano é notoriamente o dono desta chancela atualmente. Mas hoje, às 21h, no Maracanã, o tricolor enfrentará outro clube que carrega a mesma característica. O River Plate cria, se beneficia e negocia, mas continua tendo grandes goleadores em seu elenco. O da vez é Lucas Beltrán, tido como principal candidato a impedir a vitória tricolor.

Lucas Tavares/Fluminense

Favoritos para avançarem às oitavas de final no Grupo D da Libertadores — Sporting Cristal e The Strongest jogam mais tarde, às 23h —, brasileiros e argentinos veem a partida de hoje com óticas diferentes. O tricolor é o líder com seis pontos e um novo triunfo deixaria a situação bem confortável para buscar a classificação. O River, em terceiro com três pontos, precisa triunfar para não se enrolar. Por isso ambos esperam tanto de seus artilheiros.

Os dois clubes apostam em maneiras distintas de fomentar suas fábricas de gols. O Fluminense, por exemplo, vem contando com goleadores mais experientes. Desde 2016, o tricolor teve o artilheiro do Brasileiro em três oportunidades — Fred, em 2016; Henrique Dourado, em 2017; e Cano, no ano passado —, todos com passagens consolidadas por outros clubes no futebol. Neste período, fugiram deste perfil nomes como Pedro, atualmente no Flamengo, e Richarlison, hoje no Tottenham, ambos parte da seleção brasileira no Catar.

Já no River Plate, são dois artilheiros de Campeonato Argentino nas últimas quatro edições, ambos mais jovens, sendo que um deles rendeu venda milionária. Se o Fluminense viu um ídolo se aposentar, o River lucrou com promessas: Julián Álvarez, goleador em 2021, foi negociado ao Manchester City por 18 milhões de euros (cerca de R$ 111 milhões na cotação atual). Rafael Borré, artilheiro em 2020, foi para o Eintracht Frankfurt-ALE.

Cano hoje é o artilheiro do Fluminense com 20 gols marcados e tende a repetir o caminho de Fred: renovou contrato com o tricolor até 2025 e dá mostras que pretende ficar no clube por muitos anos devido a sua idade (35 anos). Já Lucas Beltrán, de apenas 22, deve repetir o passo dos seus antecessores em breve e ser negociado com o futebol europeu — ele é o goleador do River na temporada, com oito. Escolas diferentes de formação de artilharia, mas resultados parecidos.

Marcelo de volta

Para a partida de hoje, o técnico Fernando Diniz pode contar com um retorno significativo:lateral-esquerdo Marcelo, que foi a campo ontem no CT Carlos Castilho e acenou estar em boas condições. Já no River Plate, os desfalques são o zagueiro Paulo Díaz e o volante Enzo Díaz, suspensos. Já o técnico Martín Demichellis acredita que o Flu é a equipe mais difícil do Grupo D.

— Eles estão passando por um grande momento. Vamos tentar ganhar — disse o treinador do River, que vem de empate com o Tucumán no Argentino, o que não abalou a confiança. — Vamos para o Brasil jogar de igual para igual.

Fonte: Extra

Veja Mais

Deixe um comentário