O Criando Sorrisos atendeu 169 crianças no mês de abril nas Creches Cria dos municípios de Mar Vermelho, Pilar e União dos Palmares. O projeto da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Secria), iniciou em março, leva um profissional de odontopediatra até as creches para uma avaliação bucal e ações educativas. Até o mês de abril, cinco creches participaram do projeto, considerando Matriz do Camaragibe e São Luiz do Quitunde.
Do total de crianças atendidas pelo Criando Sorrisos, em abril, 50 foram encaminhadas para o serviço de odontologia do município a fim de fazer algum procedimento em decorrência de cárie, mancha branca ativa, trauma dental, entre outras necessidades. Tudo para garantir a saúde bucal na primeira infância.
O contato da odontóloga com as crianças é um momento lúdico com a ajuda de uma boca e uma super escova para ensinar as crianças como fazer a higiene dos dentes e da língua. Meninos e meninas demonstram como fazem a escovação, falam se recebem ajuda de alguém da família quando vão escovar os dentes, se consomem muitos doces e trocam outras informações. Além disso, todas as crianças receberam um kit de higiene bucal.
Para as crianças de até 3 anos, acontece a busca ativa com avaliação clínica da dentista. Já para os pequenos até 6 anos, a busca ativa acontece com aplicação de flúor. E todas as crianças têm acesso às atividades educativas.
Estatísticas
A secretária Paula Dantas destaca a importância do projeto com base em estatísticas do Ministério da Saúde. Conforme os dados, mais da metade das crianças de cinco anos, no Brasil, têm experiência de cárie dentária. “O tema é da nossa competência, pois os cuidados devem começar na primeira infância. Muitas pessoas acreditam que os cuidados começam quando os primeiros dentinhos nascem e não é. Por isso, precisamos disseminar a informação correta e continuar com o projeto para tratar da saúde bucal das nossas crianças”, explicou Paula.
O assessor técnico da Gerência de Saúde da Secria, Gustavo Phillipe, acompanha todas as ações junto com a profissional de odontologia que pode ser da Secria ou da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). Segundo ele, outra etapa estratégica para o sucesso do projeto é o município viabilizar o tratamento das crianças que foram detectadas a necessidade de algum procedimento.
A diretora da Creche Cria, no município do Pilar, Carolina Almeida Lima, aprovou o Criando Sorrisos. “Com certeza teve uma mudança muito positiva para as crianças que precisavam de acompanhamento com dentista, pois os pais levaram as crianças ao posto e estão fazendo o tratamento”, disse a diretora. Segundo ela, o principal motivo para o encaminhamento das crianças foi a cárie.
A odontopediatra e ortopedista facial da Secria, Lídia Maria de Souza Lisboa, ressaltou que a escovação supervisionada, após as refeições, e adotar refeições saudáveis são imprescindíveis para assegurar a saúde bucal das crianças.