O ex-diretor da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa foi aprovado nesta quinta-feira (4), por unanimidade (16 votos a favor), pelos senadores membros da Comissão de Relações Exteriores (CRE) para o comando da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Corrêa foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao cargo de diretor da Abin em março. A indicação ainda passará pelo aval do plenário do Senado para que ele seja oficializado no posto.
A indicação de Corrêa ocorreu após o governo transferir a Abin do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) – onde estava no governo Jair Bolsonaro (PL) – para a Casa Civil. A mudança tirou a agência do controle de militares.
A Abin é o principal órgão de inteligência brasileiro e alertou autoridades locais de segurança do Distrito Federal quando golpistas invadiram as sedes dos três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro.
Luiz Fernando Corrêa
Corrêa foi diretor-geral da Polícia Federal entre 2007 e 2011, no segundo mandato de Lula como presidente da República. Na PF, liderou a equipe de policiais federais que desenvolveu o sistema de interceptação de comunicações e gerenciamento da investigação conhecido como “Guardião”
O delegado atuou na segurança nas Olimpíadas, de junho de 2011 a setembro de 2016, e foi secretário Nacional de Segurança Pública, de novembro de 2003 a setembro de 2007.