Com o intuito de reconhecer e premiar grupos alagoanos que busquem manter vivas as tradições culturais típicas do período junino, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), lançou, no Diário Oficial desta quinta-feira (4), o Prêmio Clemilda – A Rainha do Forró 2023.
A iniciativa premiará 145 grupos culturais com um montante de R$ 1 milhão, divididos em 25 propostas de Bumba-meu-boi, 30 propostas de Coco de Roda, 55 propostas de Quadrilhas Juninas, 10 propostas de Violeiros e Emboladores e 25 propostas de Trios de Forró Pé-de-Serra. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 2 de junho.
Podem se inscrever no certame pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, residentes em Alagoas há pelo menos dois anos e representante de grupos culturais que se enquadrem nas exigências com atuação de pelo menos dois anos de atividade ininterrupta.
As inscrições devem ser realizadas pelo sistema online do Cadastro Único da Cultura Alagoana (CUCA), no site cuca.al.gov.br, ou de forma presencial de segunda à sexta-feira, exceto feriado, nos horários 9h às 15h, na sede da Secult, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro de Maceió. O edital e formulários padronizados estão disponíveis no site www.cultura.al.gov.br.