O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (24), dois novos alertas de acumulado de chuvas intensas para os 102 municípios alagoanos. Os dois alertas, sendo um de grau de severidade amarelo e outro laranja, são válidos até a manhã dessa quinta-feira (25).
O alerta de grau de severidade laranja, que indica perigo, deve atingir seis municípios e aponta que pode chover até 100mm por dia, com risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.
Já o alerta amarelo, que indica perigo potencial, inclui 96 municípios e sinaliza que pode chover até 50 mm por dia com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com áreas de risco.
O órgão orienta que a população evite enfrentar o mau tempo, observe as alterações nas encostas e evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e que, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do 199, ou com o Corpo de Bombeiros, através do 193.
Aviso Hidrometeorológico – Na tarde desta quarta-feira (24), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), emitiu um aviso hidrometeorológico, que aponta que o nível do rio Jacuípe se mantém acima da cota de atenção e pode transbordar nas próximas horas e o do rio Camaragibe já apresenta pontos de transbordamento.
Segundo o aviso, o Rio Jacuípe atingiu, na tarde de hoje, 477cm e a tendência é de elevação gradual de sua cota, podendo atingir a cota de transbordo nas próximas horas.
No Rio Camaragibe, a tendência é de elevação gradual de sua cota, podendo atingir os municípios margeados pelo leito do rio.
Segundo a Semarh com a previsão de chuvas no norte do Estado de Alagoas nas próximas horas é necessário atenção redobrada.