Guardiola não crê em Espanha evoluindo no combate ao racismo após caso Vinicius Jr.: ‘Não estou otimista’

Reuters

Ex-jogador e técnico do Barcelona, o espanhol Pep Guardiola, atualmente comandante do Manchester City, foi categórico ao afirmar por que não acredita numa evolução no combate ao racismo na Espanha após o caso Vinicius Jr., que no último domingo (21), no Mestalla, em compromisso contra o Valencia por LaLiga, foi mais uma vez vítima de racismo no futebol espanhol.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (26), antes da partida contra o Brentford, no próximo domingo (28), o treinador foi questionado sobre o tema e deu opinião sincera. Isso porque, para o espanhol, o seu país não tomará as medidas apropriadas para combater o racismo após mais um caso envolvendo o astro brasileiro do Real Madrid.

Três pessoas foram presas por atos racistas no Mestalla, durante Valencia x Real Madrid, e o clube mandante foi multado e teve parte do seu estádio parcialmente fechado.

O incidente abriu um debate mais amplo sobre a questão do racismo na Espanha, mas na visão de Guardiola uma mudança rápida de panorama não é por ele esperada.

“É claro que o racismo é um problema em todos os lugares, não apenas em um lugar específico”, começou por dizer.

“Em todo lugar temos (pessoas) pensando que somos melhores que nossos vizinhos, somos melhores que o outro. O problema é que existe racismo em todo lugar. Não só de gênero, mas de cor, de atitudes. Acreditamos que nossa língua é melhor que a outra, nosso país é melhor que o outro”, prosseguiu.

“Precisamos aceitar a diversidade como uma força, como um ser humano, e ainda estamos longe disso. Espero que seja um passo para melhorar na Espanha, mas não estou otimista. Eu sei um pouco do país e não estou muito otimista.”

“Há muitos negros avançando para defender o que não deveriam (ter que) defender. Espero que a Justiça possa ajudar, mas ao mesmo tempo isso vai mudar alguma coisa na Espanha?”, concluiu.

Vini Jr. prestará depoimento através de videoconferência a um tribunal da cidade de Valência, cidade em que três torcedores do Valencia estão sendo acusados de proferir insultos racistas contra o jogador na partida do último domingo, no Mestalla.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário