Campeão pela terceira temporada consecutiva, Pep Guardiola foi premiado nesta terça-feira (30) como melhor técnico da Premier League em 2022/23. Esta é a quarta vez na carreira que o catalão ficou com o troféu em seus seis anos na Inglaterra.
“Estou muito feliz, é uma honra incrível. Prometo que, na próxima temporada, vamos lutar novamente para dignificar esta liga o máximo possível”, disse o treinador.
Com as quatro conquistas do prêmio, Pep se isola como segundo treinador que mais vezes recebeu o troféu, superando José Mourinho e Arsène Wenger, ambos com três. Apenas Sir Alex Ferguson supera o catalão, sendo 11 vezes premiado.
Nesta temporada, porém, um fator diferente aconteceu: apesar de ter recebido o prêmio pela temporada, Guardiola não conquistou em nenhuma ocasião o prêmio de melhor treinador do mês.
Em 2022/23, Mikel Arteta, do Arsenal, com quatro prêmios, foi quem mais recebeu o troféu de comandante do mês, seguido por Erik ten Hag, do Manchester United.
Com o Manchester City, Guardiola foi campeão da Premier League com 89 pontos, superando na reta final o Arsenal em arrancada histórica. A campanha contou com 28 vitórias, cinco empates e cinco derrotas, tendo o melhor ataque (94) e melhor defesa (33, ao lado do Newcastle).