Na próxima segunda-feira (05), a Prefeitura de Coruripe e a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de São José (Ascamare), assinam um contrato para a coleta de matérias de município. O ato que acontecerá no Ifal-Campus Coruripe faz parte das ações da Semana do Meio Ambiente.
A iniciativa também faz parte de uma ação envolvendo o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Prefeitura de Coruripe e a Secretaria de Meio Ambiente é o que explica a secretária de Meio Ambiente Luana Spotorno.
“A formalização da coleta seletiva com a Ascamare é motivo de muito orgulho para Coruripe. Essa iniciativa é muito maior que apenas ambiental, é também social. A formalização vai garantir emprego e renda para os associados, de uma forma mais digna. Eles trabalham com a coleta desde 1996, são em sua grande maioria remanescentes do antigo lixão. Desde o início da gestão estamos trabalhando ao lado da Ascamare, com o apoio técnico e estrutural, para que eles estivessem prontos para esse momento. Então, unimos forças, um trabalho conjunto para que pudéssemos de fato realizar a contratação”, pontuou.
Luana Spotorno acrescentou que agora será dado mais um passo, trabalhar a conscientização da comunidade para coleta seletiva. “Agora vamos trabalhar para conscientizar a população. Será um grande trabalho, mas vamos unir diversas secretarias e a Ascamare, para que ao final, todos possam ganhar. O meio ambiente agradece o empenho de todos”, encerrou.
O município de Coruripe é o terceiro município do estado e um dos poucos do Brasil a formalizar com a assinatura do contrato a coleta seletiva de materiais recicláveis.