O Aeroporto Internacional de Salvador retomou pousos e decolagens na manhã desta quarta-feira (7), após interrupção de 12 horas, por causa de um problema de iluminação na pista. Ao todo, 52 voos foram afetados, sendo 44 deles cancelados, um atrasado e pelo menos sete desviados.
O aeroporto foi fechado para pousos e decolagens por volta das 18h30 de terça-feira (6). De acordo com a Vinci Airports, concessionária responsável pelo terminal aéreo, a pista voltou a estar praticável às 23h59. Apesar disso, o primeiro voo após interrupção decolou pouco depois das 6h desta quarta.
A primeira decolagem foi para Brasília. Os voos afetados tiveram destinos nacionais e também internacionais. O g1 questionou à Vinci Airports quantos passageiros foram afetados pelo problema, mas a empresa não forneceu a informação.
O problema na iluminação afetou principalmente o sistema de balizamento, que são as lâmpadas que ficam nas pistas do aeroporto. Elas são essenciais para que os pilotos façam as decolagens e os pousos dos aviões de forma segura.
Ainda na terça, a concessionária dispôs avisos em diversos pontos do terminal, explicando a suspensão. A Vinci também pediu para que os passageiros entrassem em contato diretamente com a companhia aérea responsável por cada voo, para obter informações atualizadas.
Companhias aéreas
Ao g1, a Azul informou que precisou alternar três voos e cancelar outros cinco devido à queda do sistema de balizamento do Aeroporto de Salvador. Segundo a companhia, todos os passageiros foram atendidos.
“A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações.”
Já a Gol disse que a queda do balizamento da pista aconteceu por causa das chuvas fortes que atingiram a cidade nesta sexta-feira, resultando no cancelamento de 19 voos da companhia. Outros quatro foram alternados para outros aeroportos.
“Todos os passageiros impactados estão recebendo as tratativas de acordo com as regras do órgão regulador e sendo reacomodados nos próximos voos da Companhia”, disse.
A Latam disse que alguns voos foram alternados ou cancelados, mas não informou o número exato. Segundo a companhia, os cancelamentos são alheios ao controle da empresa.
“A companhia ressalta que os passageiros afetados serão reacomodados em voos posteriores e que está prestando toda a assistência necessária.”