O Valência, da Espanha, emitiu uma nota oficial, na manhã desta quinta-feira, acusando o atacante brasileiro Rodrygo, do Real Madrid, de mentir sobre o episódio de racismo sofrido por Vinícius Júnior, em jogo entre as duas equipes pelo Campeonato Espanhol. Durante a entrevista coletiva que antecede o jogo da seleção brasileira, o novo camisa 11 do Real falou que ouviu o estádio inteiro chamando Vini de macaco.
— É bom falar isso do país, muita gente fica falando que a Espanha é racista. Eu vivo aqui, não acredito que a Espanha seja racista, acho que o racismo está no mundo inteiro e pode ter pessoas racistas, mas a Espanha em si não é racista. Eu estava ali dentro do campo, eu ouvi o estádio inteiro chamando “mono” — disse Rodrygo durante coletiva.
O Valência, por sua vez, disse que a afirmação é falsa e que ela ajuda a estigmatizar uma torcida exemplar como a do time espanhol de uma forma totalmente injusta. Além disso, o clube pediu para que o jogador, assim como Carlo Ancelotti, que afirmou ter ouvido todo o estádio Mestalla ofender Vini Jr, mas posteriormente disse que se equivocou, reconhecesse seu erro e se retratasse publicamente.