A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Contra o Meio Ambiente (DECCCMA) participou, nessa quarta-feira (14), de uma reunião, realizada no Campus Viçosa da UFAL, para tratar sobre os maus-tratos e outras demandas envolvendo animais.
Na oportunidade foi apresentado o projeto de conscientização de combate aos maus-tratos a animais em Alagoas elaborado pela DECCCMA, Superintendência do Bem Estar Animal da SECDEF, e Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa da Universidade Federal de Alagoas nas ações de apoio aos flagrantes de maus tratos e acompanhamento aos animais durante o período das ocorrências, pautando na conscientização educativa, comprometimento da guarda responsável e responsabilização criminal dos envolvidos.
Trata-se de um projeto piloto com objetivo de construção de políticas públicas estaduais factíveis no cumprimento da Lei 14064/2020, que versa sobre a majoração da pena em caso de crime de maus-tratos a cães e gatos.
Participaram da reunião representantes da UFAL, SECDEF, SESAU, Cesmac, CRMV e SESP.
Ainda serão oferecidos cuidados veterinários e esterelização aos animais acompanhados e, em casos excepcionais, a manutenção de animais na UFAL.
Os policiais civis da DECCCMA aproveitaram o momento e também foram visitar os animais que foram resgatados de situações de maus tratos. A cadela “Madona” e a égua “Jatiúca”.