A Praia do Patacho, localizada no litoral Norte de Alagoas, reafirmou o status de destino sustentável e conquistou a renovação do título internacional de sustentabilidade “Bandeira Azul”. A praia da cidade de Porto de Pedras receberá o título 2023/2024, concedido pelo terceiro ciclo consecutivo pelo Instituto Ambientes em Rede. A Bandeira Azul é um selo internacional concedido anualmente a praias e marinas que atendem a critérios rigorosos relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, educação ambiental e serviços oferecidos aos visitantes. Para conseguir o título, é necessário seguir uma série de indicadores que são analisados sob rigorosos critérios estabelecidos pela ONG europeia Foundation for Environmental Education (FEE) em um documento de 62 páginas. Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, a renovação é resultado do esforço conjunto de toda a gestão pública, comunidade local e do setor turístico. “O Programa Bandeira Azul trouxe um reconhecimento merecido do compromisso em preservar e promover o destino. É com muito trabalho, empenho e também parceria entre estado e município, que conseguimos manter esse status da Praia do Patacho, que hoje é considerada um case de sucesso para outras cidades que buscam a certificação", afirmou a secretária. Em todo o país, das 26 praias que conquistaram a certificação do ciclo 2022/2023, cinco estão no Nordeste: três na Bahia, uma no Ceará e uma em Alagoas. Para permanecer com o título, é necessário realizar coletas quinzenais para garantir a qualidade da água, promover ações de educação ambiental com a comunidade, estabelecer um comitê de gestão da praia, promover diversas ações de manutenção e limpeza da praia, além de várias questões administrativas. A renovação do Programa Bandeira Azul para a Praia do Patacho reafirma o compromisso de Alagoas em desenvolver o turismo de forma responsável e sustentável. É um incentivo para os turistas que buscam destinos que valorizam a preservação ambiental e oferecem experiências autênticas e conscientes.
Ascom Setur AL
Bandeira Azul Praia do Patacho
A Praia do Patacho, localizada no litoral Norte de Alagoas, reafirmou o status de destino sustentável e conquistou a renovação do título internacional de sustentabilidade “Bandeira Azul”. A praia da cidade de Porto de Pedras receberá o título 2023/2024, concedido pelo terceiro ciclo consecutivo pelo Instituto Ambientes em Rede.
A Bandeira Azul é um selo internacional concedido anualmente a praias e marinas que atendem a critérios rigorosos relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, educação ambiental e serviços oferecidos aos visitantes. Para conseguir o título, é necessário seguir uma série de indicadores que são analisados sob rigorosos critérios estabelecidos pela ONG europeia Foundation for Environmental Education (FEE) em um documento de 62 páginas.
Ascom Setur ALPorto de Pedras
Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, a renovação é resultado do esforço conjunto de toda a gestão pública, comunidade local e do setor turístico. “O Programa Bandeira Azul trouxe um reconhecimento merecido do compromisso em preservar e promover o destino. É com muito trabalho, empenho e também parceria entre estado e município, que conseguimos manter esse status da Praia do Patacho, que hoje é considerada um case de sucesso para outras cidades que buscam a certificação”, afirmou a secretária.
Em todo o país, das 26 praias que conquistaram a certificação do ciclo 2022/2023, cinco estão no Nordeste: três na Bahia, uma no Ceará e uma em Alagoas. Para permanecer com o título, é necessário realizar coletas quinzenais para garantir a qualidade da água, promover ações de educação ambiental com a comunidade, estabelecer um comitê de gestão da praia, promover diversas ações de manutenção e limpeza da praia, além de várias questões administrativas.
Ascom Setur ALPraia do Patacho
A renovação do Programa Bandeira Azul para a Praia do Patacho reafirma o compromisso de Alagoas em desenvolver o turismo de forma responsável e sustentável. É um incentivo para os turistas que buscam destinos que valorizam a preservação ambiental e oferecem experiências autênticas e conscientes.