Após dois suspeitos de praticar furtos em lojas de dois shoppings de Maceió serem presos em flagrante na noite dessa terça-feira (20), no bairro da Jatiúca, lojistas da cidade de Aracaju, em Sergipe, reconheceram o homem que aparece nas imagens divulgadas pela Operação Policial Integrada Litorânea (Oplit).
A vendedora de uma loja de roupas de um shopping localizado no bairro Industrial, em Aracaju, contou ao Alagoas24Horas que o mesmo homem que aparece nas imagens divulgadas pela Polícai alagoana furtou um aparalho celular da propriatéria do estabelecimento no qual ela trabalha, no dia 11 de Junho, por volta das 18h56.
Ela explicou que no momento da ação criminosa havia duas pessoas trabalhando. Enquanto uma atendia uma cliente na parte da frente da loja, a outra mostrava peças ao golpista próximo ao balcão do caixa.
Nas imagens disponibilizadas por ela, é possível notar quando ele tenta pegar um aparelho celular, que pertence à loja, mas acaba sendo atrapalhado por um mostruário de bijuterias. Em seguida, ele finge novamente interesse nas roupas e se aproveita de um momento de distração para pegar telefone pessoal da empresária, que estava a mostra.
Em seguida ele agradece o atendimento e sai da loja. Somente momentos após o homem sair é que a mulher se dá conta da ausência do objeto e constata o crime vendo o sistema de monitoramento. O caso foi registrado junto à Polícia Civil da cidade.
A vendedora que narra os fatos informou ainda que pelo menos outras duas lojas, de um shopping center localizado no bairro Jardins, na mesma cidade, também foram alvos do homem e também prestaram queixa. Nos três casos ele levou apenas aparelhos celulares.
Mais cedo, no mesmo dia, o homem foi flagrado pelas câmeras de segurança de um loja de roupas íntimas. Ele estava usando as mesmas vestes da outra ação criminosa, uma bermuda clara, uma camiseta cinza escuro e tênis, além de um boné verde claro.
Casos em Maceió
O modus operandi é o mesmo usado nas ações criminosas registradas em Maceió. Em uma loja de sapatos em um shopping no bairro da Mangabeiras o homem se aproveita do momento em que a única funcionária da loja se ausenta, furta um celular que estava no balcão de antendimento e deixa o local
Leia Mais: Polícia Civil divulga imagens de suspeito de furtar lojas na parte baixa de Maceió; vídeos
Já numa loja de roupas num shopping no bairro da Cruz das Almas, quando uma vendedora vai até o estoque para buscar um produto, ele abre a gaveta do caixa e esconde consigo uma pasta com cerca de R$ 1.700,00.
O suspeito é apontado como autor de uma ação criminosa cometida contra uma farmácia. Neste caso ele também levou um aparelho celular de um vendedor, quando este se dirigiu a outro balcão para pegar um produto.
Prisões
Um peruano de 49 anos e um brasileiro, de 20 foram detidos por uma equipe da Operação Policial Integrada Litorânea (Oplit), em uma pousada, no bairro da Jatiúca, em Maceió, no momento em que estavam com passagens de ônibus e de malas prontas, com destino ao Rio Grande do Norte.
Com os suspeitos, que também teriam praticado o crime em uma farmácia, a polícia apreendeu seis aparelhos celulares, produtos cosméticos, uma mochila, cartões de crédito e uma quantia em dinheiro em espécie. Eles não explicaram a origem do material.