Um homem de 41 anos morreu ao tentar passar de bicicleta pelo Túnel Felipe Camarão, no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife (veja vídeo acima). O local foi interditado pela prefeitura por volta da meia-noite desta terça-feira (27) por causa da chuva, que deixou o túnel alagado.
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe de salvamento foi ao túnel por volta das 5h, mas os militares encontraram o ciclista sem vida. O nome da vítima não foi informado até a última atualização desta reportagem.
O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal, localizado no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. Testemunhas disseram que a vítima sofreu um choque elétrico enquanto passava pelo túnel. A causa da morte do ciclista não foi divulgada.
O que diz a Neoenergia
Responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Pernambuco, a Neoenergia informou que:
Uma equipe de técnicos foi até o Túnel Felipe Camarão, na manhã desta terça, e não identificou vazamento de corrente elétrica no local;
A iluminação do Túnel Felipe Camarão não é de responsabilidade da distribuidora, e sim, do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER).
Nota do governo estadual
O DER disse que:
“Lamenta o acidente ocorrido na madrugada desta terça-feira (27)”;
O local está interditado devido ao acumulado de chuvas por causa da “ação de vandalismo que atingiu todo o sistema elétrico e as bombas hidráulicas responsáveis por drenar as águas pluviais das pistas do túnel”;
“Providenciou a contratação emergencial de novas bombas para o túnel”.
A prefeitura do Recife disse que:
O Túnel Felipe Camarão foi interditado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para o tráfego de veículos à 0h20 desta terça;
“O túnel é gerenciado pelo governo do estadual e que o óbito será esclarecido pelos órgãos competentes”.
Outra morte no túnel
O Túnel Felipe Camarão é um dos principais acessos entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes, mas acumula inúmeros problemas, como os alagamentos constantes.
Em 3 de agosto de 2022, uma mulher de 81 anos morreu ao tentar passar de carro pelo túnel, que estava alagado nesse dia. Sônia Maria Dantas foi retirada sem vida do automóvel por pessoas que amarraram cordas ao carro e o puxaram com a ajuda de outro veículo.
Segundo um dos peritos, o alagamento tinha mais de dois metros de profundidade na ocasião. O DER disse, na época do acidente, que o túnel estava interditado desde julho, após atos de vandalismo que afetaram o sistema elétrico e as bombas hidráulicas que drenavam o local.