Um prato chinês que leva pedras como ingrediente principal virou assunto nas redes sociais nas últimas semanas. Alguns vídeos no TikTok que mostram o preparo da “iguaria” alcançaram milhões de visualizações.
O prato é chamado de suodiu, que significa “sugar e descartar”. As pedras, no entanto, não são comestíveis: as rochas devem ser somente chupadas para extrair o gosto do tempero e descartadas em seguida. A refeição é originária da província de Hubei, no leste da China.
Feita em uma grelha ou panela wok a altas temperaturas, a receita leva óleo de pimenta, alho, pimentões, cebola roxa, vegetais e outros temperos variados. Tudo é refogado com as pedras e servido em pequenas porções.
As rochas são coletadas dos rios locais e, segundo relatos de moradores, têm um sabor naturalmente de peixe, aprimorado quando frito em fogo alto. Cada porção custa cerca de R$ 11 (US$ 2,30).
Acredita-se que o suodiu tenha sido criado por pescadores chineses há séculos atrás, que transmitiram a receita através das gerações. Sem ter o que comer, eles criaram a refeição de pedras que hoje faz sucesso nas ruas do país.
Segundo o jornal The Sun, a refeição teria voltado em evidência devido ao aumento do custo de vida na China.