Um casal ficou ferido na tarde desta quarta-feira, 28, após um deslizamento de terra atingir uma residência na Grota do Rafael, no bairro de Cruz das Almas.
De acordo com dados do Major Alan, do Corpo de Bombeiros, o casal estava no quarto da residência quando houve o deslizamento de barreira. Para proteger o filho, de menos de dois anos, os pais se jogaram em cima da criança para evitar que ela fosse atingida.
Quando os bombeiros chegaram ao local, as vítimas já tinham sido retiradas dos escombros por populares. “Recebemos um chamado, via 193, informando que tinham três vítimas de desabamento de residência. Ao chegar ao local, fizemos o atendimento a um rapaz e sua esposa. Ela tinha escoriações e ele, escoriações e falta de ar. Tinha uma criança também, mas saiu em perfeitas condições. Eles estavam no quarto, muro caiu em cima da mãe e do pai e a criança ficou embaixo deles”, informou o major em entrevista à TV Pajuçara.
As vítimas foram identificadas como T.S.S, de 16 anos, e Jonathan Lima, de 36 anos. O quarto e a cozinha da casa ficaram destruídos após o desabamento. A Defesa Civil foi acionada e isolou a área. Os agentes também realizaram as avaliações e decidiram isolar mais três casas vizinhas que ficaram comprometidas.
Período chuvoso
Este ano já choveu em Maceió 1.173 mm, de janeiro até esta quarta-feira. Somente neste mês de junho, choveu até o momento 12% a mais do que era esperado.
A previsão indica 90% de probabilidade de chuva para o restante da semana, com variação de nebulosidade e precipitação a qualquer hora do dia.
Áreas de risco
As pessoas que residem em áreas de risco devem redobrar os cuidados nos dias chuvosos. A continuidade das chuvas pode ocasionar desastres como deslizamentos de massa, desabamentos e inundações.
“O primeiro passo é observar se apareceram rachaduras e infiltrações, além de verificar se barreiras próximas à residência estão com solo encharcado. Todas essas questões podem incorrer em um desastre, seja ele de pequeno, médio ou grande porte”, explica o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.
A Defesa Civil de Maceió trabalha de forma preventiva com ações integradas com outros órgãos e secretarias municipais e orienta aos moradores para que fiquem atentos. “Nossa missão é salvaguardar vidas e contamos com a ajuda da população para, sempre que necessário, acione a Defesa Civil”, acrescenta Abelardo.
Como acionar a Defesa Civil de Maceió
A população deve ligar para o número 199 ou 156, descrever o cenário, e uma equipe irá até o local.
Receba alertas
O cidadão interessado em receber as mensagens precisa informar o CEP de sua residência para o número 40199, por SMS, de forma gratuita.
Além do formato em SMS, a Defesa Civil de Maceió possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram.
Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o assistente virtual, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra. No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento.
Em todas as ferramentas disponíveis, o usuário terá acesso aos alertas, em caso de fortes chuvas e/ou inundações.