Na sexta e última rodada da Fase de Grupos, anoite de quinta-feira foi de decisões Copa Sul-Americana, com os últimos classificados e os playoffs definidos. No Engenhão, em meio a raiva e tristeza pela saída iminente de Luís Castro, o Botafogo vacilou e perdeu a liderança ao empatar com o Magallanes-CHI por 1 a 1.
Outro que avançou em segundo foi o América-MG, mas com emoção. De virada, o Coelho superou o Peñarol, fora de casa, se classificou para os playoffs. O Santos também entrou em campo e se despediu de forma melancólica, empatando sem gols com o Blooming-BOL.
BOTAFOGO VACILA
Já diria o jargão futebolístico: “tem coisas que só acontecem com o Botafogo” e não deu outra. Em meio a raiva e tristeza pela saída do técnico Luís Castro – que aceitou a proposta do Al Nassr, da Arábia Saudita – o Botafogo empatou com o Magallanes-CHI por 1 a 1 no Nilton Santos, pela sexta e última rodada da Fase de Grupos e irá para os playoffs da Copa Sul-Americana. A partida também marcou a despedida do zagueiro Joel Carli, que pendurou as chuteiras.
Com o empate, o Botafogo viu sua liderança do Grupo A ser roubada pelo LDU-EQU, que venceu o Universidad César Vallejo-PER por 3 a 0. Com isso, o time brasileiro ficou em segundo lugar, com 10 pontos, enquanto os equatorianos avançaram na liderança, com 12. Por ter terminado em segundo lugar, o Botafogo irá disputar a repescagem contra o Patronato-ARG para ir para as oitavas de finais da competição.
AMÉRICA-MG AVANÇA NA EMOÇÃO
O América-MG conquista a virada e avança para os playoffs da Copa Sul-Americana. Na noite desta quinta-feira (29), o time mineiro entrou em campo em busca de um milagre e conseguiu superar o Peñarol-URU, fora de casa, no Estádio Centenário, em Montevidéu, pelo placar de 2 a 1 e terminou a primeira fase na segunda colocação do Grupo F.
Com os três pontos, o América-MG chegou a 10 pontos, empatando com o Millonarios-COL, mas levando a melhor no saldo de gols (4 a 3). A liderança da chave ficou com o Defensa Y Justicia-ARG, com 15 pontos ganhos. Agora o América-MG encara o Colo-Colo-CHI, na repescagem por uma vaga nas oitavas da competição.
SANTOS TEM DESPEDIDA MELANCÓLICA
O Santos se despediu da Copa Sul-Americana. Sem chance de classificação, o time recebeu o Blooming, da Bolívia, e empatou sem gols, desperdiçando um pênalti no último lance. A partida, válida pela sexta e última rodada da fase de grupos, foi realizada na Vila Belmiro.
O jogo também marcou a estreia do técnico Paulo Turra no time paulista. O novo treinador, substituto do demitido Odair Hellmann, apelou para quatro titulares na reta final do jogo e mesmo assim não conseguiu findar com o jejum de vitórias. Os bolivianos ainda atuaram com um jogador a menos por 17 minutos, após expulsão de Latorre por acúmulo de amarelos.
CONFIRA OS CONFRONTOS
O Botafogo terá pela frente o Patronato-ARG, enquanto o América-MG encara o Colo-Colo-CHI. Vindo da Libertadores, o Corinthians tenta a classificação contra o Universtitário-PER.
São Paulo, Fortaleza e Red Bull Bragantino avançaram com líderes de sua chave, classificando diretamente para as oitavas. O Santos foi único brasileiro a não se classificar.