O flautista Jônatas Monteiro, das Orquestras Municipais de Guarulhos, foi encontrado morto na madrugada de segunda-feira (3) no bairro da Bela Vista, no Centro de São Paulo. Segundo os policiais militares que atenderam a ocorrência, o corpo do jovem de 28 anos apresentava marcas de atropelamento.
Imagens de câmeras de segurança mostram um carro chegando por trás de Jônatas, que é atingido em cheio e jogado embaixo de um outro carro. Ninguém presta socorro ao flautista.
Os agentes foram acionados por volta das 2h30, após o 78° Distrito Policial – Jardins receber a informação de que haveria um indivíduo sem vida debaixo de um carro estacionado, na Rua Conselheiro Ramalho.
De acordo com o boletim de ocorrência, quando os policiais chegaram ao local, o corpo de Jônatas já teria sido removido de baixo do veículo. Ele apresentava lesões no crânio e ao longo do corpo, mas o carro indicado não tinha marcas que o ligassem diretamente ao possível atropelamento.
Marcas de frenagem foram verificadas no asfalto do perímetro, que apresenta problemas na “iluminação artificial deficitária”, segundo avaliação dos PMs.
Na noite de segunda, Jônatas chegou a acionar um carro de aplicativo. Segundo a 99, o motorista esperou por ele por oito minutos até cancelar a corrida.
“A 99 lamenta profundamente o ocorrido com Jônatas Monteiro. De acordo com as informações da plataforma, a corrida foi solicitada para o bar, que fica na Rua Treze de Maio. O motorista parceiro aguardou no ponto de encontro durante oito minutos antes de cancelar a corrida e deixar o local, e o recurso de gravação de áudio não registrou qualquer embarque. Depois disso, a rota do condutor também não passou pela rua onde a vítima foi encontrada”, diz nota.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que “o caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), como homicídio culposo na direção de veículo automotor. As imagens são analisadas e a equipe policial aguarda os laudos do IC e IML. O corpo do homem, 28 anos, foi encontrado pela PM ontem (03/07), na Rua Conselheiro Ramalho, Bela Vista, região central da Capital”.
‘Cheio de ideias e projetos’
Jônatas Monteiro já foi integrante da Banda Jovem do Estado e da Orquestra Jovem Tom Jobim. Atualmente, ele se apresentava com as Orquestras Municipais de Guarulhos — GRU Sinfônica e Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) —, na Grande SP.
O corpo do rapaz foi velado e sepultado na tarde desta terça-feira (4), em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Nas redes sociais, familiares, amigos e companheiros de trabalho fizeram homenagens ao rapaz.
“Com muita tristeza comunicamos o falecimento do meu irmão, Jônatas Monteiro”, publicou a irmã, Lizielma Monteiro. “Nesse momento, não consigo me comunicar por mensagens ou ligações. Agradecemos a compreensão e pedimos as orações de todos por esse momento em nossa família!”. “Quanta dor meu Deus”, relatou a moça em outra postagem.
“O Jônatas esteve presente na minha turma de Laboratório de Música Contemporânea na EMESP Tom Jobim em quase todos os anos, desde que o curso foi criado, em 2017. Era um jovem flautista cheio de ideias e projetos. Muito triste isso”, disse a pianista Karin Fernandes.
“Triste saber de sua partida de forma tão repentina, que você aí no céu toque sua flauta juntamente com os anjos e interceda por todos nós. Foi um prazer ter tido a oportunidade de estudar junto com você”, publicou o também flautista Rodolfo Duarte.
“Ele esteve conosco em Guarulhos desde os tempos de Orquestra Jovem e estava neste momento a pleno vapor, tocando empreendendo e vivendo intensamente. Vai em paz amigo, obrigado por tudo o que vivemos e construímos juntos”, homenageou o perfil das Orquestras de Guarulhos.
“Sua dedicação à música e sua paixão pela vida serão lembradas com muito carinho por nós, que sempre teremos nele uma referência”, afirmou a EMESP Tom Jobim.