Quais são as seleções com mais títulos da Copa do Mundo feminina e qual a melhor campanha do Brasil?

Confederação Brasileira de Futebol

Faltam exatos 15 dias para a bola rolar na Copa do Mundo feminina. A partir de 20 de julho, 32 seleções vão a campo na Austrália e na Nova Zelândia com o sonho de buscar a taça, objeto de desejo que apenas quatro países conseguiram conquistar ao longo de nove edições do torneio.

Se o Brasil domina a competição masculina, quem é que se destaca entre as mulheres?

O ESPN.com.br mostra abaixo os países que já foram campeões mundiais no futebol feminino – e que sonham em expandir sua história agora em 2023.

Veja a lista das maiores campeãs abaixo:

Estados Unidos, com 4 títulos

Disputado desde 1991, o Mundial tem os Estados Unidos como maiores campeões. As norte-americanas já ergueram o troféu em quatro oportunidades, sempre contra rivais diferentes.

O primeiro título, em 1991, aconteceu após vitória por 2 a 1 sobre a Noruega. Oito anos depois, em 1999, as americanadas bateram a China nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal.

O tricampeonato aconteceu apenas em 2015, com direito a goleada por 5 a 2 sobre o Japão. Na sequência, em 2019, novo troféu, dessa vez com vitória por 2 a 0 sobre a Holanda.

Alemanha, com 2 títulos

Logo depois vem a Alemanha.

A seleção é bicampeão da competição, tendo conquistado os títulos de 2003, com triunfo por 2 a 1 sobre a Suécia, e por último em 2007, tendo como adversária justamente a seleção brasileira, que perdeu por 2 a 0.

Noruega e Japão, com 1 título cada

Fechando a lista aparecem a Noruega, que venceu o campeonato em 1995 contra a Alemanha (vitória por 2 a 0), e o Japão, campeão em 2011 sobre os Estados Unidos nos pênaltis.

Além de campeões, os quatro países também já foram vices em ao menos uma oportunidade na história da Copa do Mundo feminina. Já China, Suécia, Brasil e Holanda integram a relação das seleções que chegaram à final, mas não levaram o título para casa.

E qual a melhor campanha do Brasil?

Ao contrário das que já ganharam a taça no passado, a seleção brasileira feminina busca o seu primeiro título em sua nona participação.

A melhor campanha foi o vice-campeonato em 2007, na China. Na época, as brasileiras golearam os Estados Unidos por 4 a 0 na semifinal, mas perderam para a Alemanha por 2 a 0 na grande final. Na ocasião, Marta foi artilheira com sete gols e eleita a melhor jogadora.

Antes disso, em 1999, o Brasil ficou em terceiro lugar, ao vencer a Noruega na disputa pelo pódio. Naquele ano, a destaque foi a meio-campista Sisi, artilheira do torneio.

Em busca de seu primeiro título inédito, a equipe comandada por Pia estreia na competição diante do Panamá no dia 24 de julho, às 8h (de Brasília).

Veja abaixo as campanhas da seleção brasileira:

  • 1991 – Eliminada na fase de grupos
  • 1995 – Eliminada na fase de grupos
  • 1999 – 3º lugar
  • 2003 – Quartas de final
  • 2007 – Vice-campeã
  • 2011 – Quartas de final
  • 2015 – Oitavas de final
  • 2019 – Oitavas de final
Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário