O governador Paulo Dantas, por meio da Polícia Científica de Alagoas, inaugura um posto do Instituto de Identificação no município de Anadia no próximo domingo (9). A abertura da nova unidade se dará às 14h, durante a abertura das comemorações dos 222 anos de emancipação do município:
Distante 94 km de Maceió, Anadia será beneficiado com o 46º posto da rede de atendimento à população do Instituto de Identificação, uma das maiores do Brasil. Na unidade, os anadienses e os moradores dos municípios de Boca da Mata, Maribondo e Tanque d’Arca, num total de 54.558 mil habitantes, conforme prévia do Censo Demográfico 2022 do IBGE, poderão solicitar o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Anízio Amorim, superintendente do Instituto de Identificação, explicou que a implantação da unidade foi viabilizada por meio de um termo de cooperação técnica entre o Estado e o município, após pedido do prefeito Celino Ribeiro. Nesse tipo de parceria, o Instituto de Identificação disponibiliza os equipamentos e a prefeitura a estrutura física e três servidores que irão atuar no atendimento à população.
“Tudo foi pensando para garantir ao cidadão o direito de ter sua carteira de identidade. O prédio foi todo reformado e adaptado para receber nossos equipamentos e a população. No local teremos uma equipe cedida pela prefeitura, formada por três servidores, onde um atuará no agendamento, outro no atendimento ao requerente, e o terceiro, na entrega das carteiras de identidade”, explicou o superintendente do Instituto.
A nova unidade terá capacidade de receber 28 pessoas por dia, totalizando uma média mensal de 560 atendimentos. Ela funcionará na rua Neto Bonfim, às margens da rodovia AL-450, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, exceto nos feriados e com agendamento prévio e presencial.
O posto recebeu o nome da ex-primeira-dama por duas vezes do município Maurícia de Almeida Rocha. Exposa do ex-prefeito Adelmo Rocha e filha de Jerónimo Ribeiro, pecuarista bastante conhecido na região, ela exerceu também o cargo de secretária de Assistência Social no começo dos anos 2000, vindo a falecer em 2018.
Atualmente, a rede de postos do Instituto de Identificação é formada por 7 postos na capital, 2 na região metropolitana de Maceió e 37 em todo o interior do estado. A ampliação dessa rede busca facilitar a prestação de serviços da administração pública, neste caso, a emissão do principal documento de identificação do brasileiro, de forma mais rápida, cômoda e segura.