A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) esclarece que as chuvas intensas neste fim de semana afetaram vários sistemas de abastecimento em todo o Estado. É que a precipitação carreou matéria sólida para os mananciais onde a Companhia capta água bruta para tratamento nas estações. Com o aumento das partículas sólidas, o processo de tratamento fica mais demorado ou sem possibilidade de operação com as condições adequadas.
A Companhia continua monitorando os mananciais, como lagoas, barragens, rios, riachos e nascentes, a fim de executar a captação da água, tendo em vista que o nível de turbidez mais elevado pode dificultar o processo de tratamento do líquido que é feito nas estações.
A Casal segue comprometida em garantir os padrões de potabilidade da água e, por essa razão, em alguns momentos pode diminuir a vazão de captação, isto é, a quantidade do líquido retirado dos mananciais para tratamento.
A Casal ressalta que a situação causada pelas chuvas é considerada crítica e atinge várias regiões. Assim, é possível que, em algumas ocasiões, mesmo após o tratamento, a água ainda chegue às torneiras com uma tonalidade um pouco diferente do habitual.
A Companhia ressalta também que está disponibilizando, com o apoio do Governo do Estado e Prefeituras, carros-pipa para as regiões mais atingidas pelas chuvas.
A Empresa está em estado de alerta, comprometida vinte e quatro horas por dia e, por isso, mobilizou todo o seu corpo técnico e equipes extras, com o objetivo de restabelecer os sistemas com a maior brevidade possível. Para outras informações, a Casal disponibiliza aos consumidores o Call Center 0800 082 0195.
Balanço dos municípios com abastecimento de água afetados pelas chuvas em Alagoas:
Abastecimento de água comprometido por conta de aumento dos níveis dos rios:
– Matriz de Camaragibe
– Passo de Camaragibe
– Maceió
– Satuba
– Rio Largo
– Pilar
– Messias
– Murici
– Capela
– Maribondo
– Novo Lino
– Colônia Leopoldina
Abastecimento de água comprometido por problemas de energia elétrica:
– Jacuípe
– Joaquim Gomes
– Murici
Abastecimento de água em estado de alerta (sob monitoramento):
– Paulo Jacinto
– Quebrangulo
– Ibateguara
– Jundiá
– Campestre
– Palmeira dos Índios