Um filhote de baleia-jubarte encalhou em uma praia no litoral alagoano na manhã desta segunda-feira (10). Um vídeo foi gravado por banhistas e nele é possível ver as pessoas tentando levar o mamífero novamente ao mar. O encalhe foi registrado na cidade de Maragogi.
Uma equipe do Biota informou à imprensa que está em deslocamento ao local. Segundo o órgão, o animal é da espécie Megaptera novaengliae, conhecida como Baleia-Jubarte, e que entre os meses de julho a novembro é o período reprodutivo ao longo da costa do Brasil.
Ainda não se sabe as causas do encalhe e, de acordo com o Biota, esse é o 11º encalhe da espécie registrado no litoral brasileiro só em 2023. Não se sabe as causas do encalhe que será investigado pelo órgão.
Em um vídeo foi gravado por um popular, um banhista tenta puxar o animal de volta para a praia, mas sem sucesso. O Biota alerta que nestes casos não se pode tocar no animal, como fez o banhista no vídeo. “Não é recomendado puxar o animal pelas nadadeiras por exemplo. Caso o animal mexa essa nadadeira pode causar um acidente grave com a pessoa. E puxar tambem pode causar alguma lesão grave no animal, pois a cauda do animal é a continuidade da coluna vertebral”, destacou o órgão.
Os ambientalistas destacam que quando o animal encalha ele precisa passar por uma avaliação feita por especialistas antes de retornar ao mar. “A primeira coisa a fazer é entrar em contato conosco, nos enviar imagens e localização. E ao avaliar a situação, podemos estar orientando a conduta das pessoas que possam dar apoio”, finalizou.
Confira o vídeo: