O governador Paulo Dantas recebe, nesta terça, 11, a comitiva formada pelos ministros da Integração, Waldez Góes, Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e Transportes, Renan Filho, que veio a Alagoas avaliar a situação do Estado após a decretação de situação de emergência em 32 cidades alagoana, em decorrência dos estragos provocados pelas chuvas do último fim de semana.
Em coletiva à imprensa, antes de visitar cidades atingidas pelas chuvas, os ministros anunciaram medidas emergenciais propostas pelo Governo Lula para socorrer os mais de 25 mil desalojados e desabrigados, como pagamento de auxílio de R$ 800, antecipação do Bolsa Família, além de liberação de créditos rural e de parcelas do FGTS.
As medidas foram oficialmente anunciadas pelo titular do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Os recursos serão repassados aqueles que, comprovadamente, ficaram desabrigados ou desalojados e têm como principal objetivo suprir necessidades imediatas.
Quanto à antecipação do Bolsa Família, Dias assegurou que a negociação já foi iniciada junto à Caixa, que gerencia o programa e o pagamento. Quatro mil cestas básicas foram repassadas às prefeituras mais afetadas. A liberação de parcelas do FGTS, contudo, ainda está sendo avaliada pelo governo federal.
Ex-governador do Estado, o ministro Renan Filho, disse que o Ministério dos Transportes atuou por meio do DNIT com o objetivo de liberar rapidamente os trechos bloqueados das rodovias. A comitiva seguiu para a cidade de Murici, onde visita um abrigo.
Estiveram presentes à coletiva, integrantes da Defesa Civil, da bancada estadual e prefeitos das cidades afetadas.