Um trecho da Rua Ariosvaldo Pereira Cintra será interditado, temporariamente, a partir das 8h do próximo sábado (15), para a execução de serviços de manutenção no sistema de drenagem da Gruta de Lourdes. Com o bloqueio, nove linhas de ônibus que trafegam pela via terão mudanças em seus itinerários.
A rota alternativa para o transporte coletivo foi elaborada pela equipe do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). “A Ariosvaldo Pereira Cintra é uma via importante dessa parte da cidade, fazendo a ligação entre as avenidas Fernandes Lima e Menino Marcelo e, por isso, conversamos com o pessoal da Seminfra e orientamos as nossas equipes que atuam no trânsito e no transporte para que o planejamento para os dias de serviço fosse elaborado”, destacou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.
“Quando fomos informados da necessidade do bloqueio para a realização do serviço, já iniciamos o planejamento para as linhas. O pensamento é que haja o mínimo possível de impacto aos usuários do sistema”, comentou Glauco Oliveira, diretor do SIMM do DMTT.
As linhas 024 – Gruta de Lourdes/Centro/Josepha de Melo; 033 – José Tenório/Centro (via Gruta); 214 – Henrique Equelman/Vergel (via Alto Da Alegria); 401 – Circular Bairros I – Trapiche (via Ouro Preto); 402 – Circular Bairros II – Trapiche (via Ouro Preto); 606 – José Tenório/Maceió Shopping (via Gruta); 610 – Cruz Das Almas/Ouro Preto, 700 – Gruta de Lourdes/Ponta Verde (via Jacintinho) e 703 – Terminal de Integração do Benedito Bentes/Ponta Verde (via Gruta) sofrerão alterações. Confira como ficam os itinerários:
Linhas 024 e 700
Na ida das viagens, os coletivos passarão pelas ruas Publicitário Ranildo Cavalcante e Hugo Correa Paes, seguirão pelas avenidas Fernandes Lima (Facima) e Valentim dos Santos Diniz por onde acessarão as ruas Camaragibe e São Francisco. A partir deste ponto, retornarão pela Avenida Nelson Marinho de Araújo e seguirão com os itinerários originais.
No trajeto de volta, os ônibus farão seus trajetos usuais, percorrerão a rua Sebastião da Hora até a Roberto Simonson, finalizando no Terminal Rotary.
Linhas 033, 214, 606 e 703
Na ida, os itinerários não serão alterados. Já no trajeto de volta, percorrerão as Avenidas Fernandes Lima (Facima) e Valentim dos Santos Diniz e seguirão pelas ruas Camaragibe e São Francisco, de onde retornarão pela Avenida Nelson Marinho de Araújo e seguirão as rotas originais.
Linhas 401, 402 e 610
Novo sentido: Av. Fernandes Lima (Facima), Av. Valentim dos Santos Diniz e segue pela R. Camaragibe, R. São Francisco, Av. Nelson Marinho de Araújo, Ladeira Cel. Alves da Mata, R. Dr. Abelardo Pontes Lima, Av. Fernandes Lima e segue o itinerário usual.
Além do transporte público, os demais veículos também ficarão sem poder transitar pela área interna do bloqueio, com exceção ao trafego de moradores da região, que precisem acessar e/ou deixar suas casas.
Interdições
Para realizar o serviço, vias no entorno serão bloqueadas. As interdições acontecem no cruzamento entre as ruas Ariosvaldo Pereira Cintra e Rita de Cássia, no cruzamento entre as ruas Desembargador Ferreira Pinto e Elói Lemos de França, e no cruzamento da rua Antônio Menezes de Araújo Lemos com as ruas Ariosvaldo Pereira Cintra e Hugo Correia Paes.
Com o bloqueio total da via, o DMTT de Maceió orienta que motoristas e pedestres façam o deslocamento por rotas alternativas. Umas das sugestões é que os condutores que desejem se deslocar sentido Menino Marcelo sigam pelo Canaã ou acessem a Avenida Rotary para chegar à Via Expressa.
Conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió (Seminfra) vai implantar as devidas sinalizações na região para orientar pedestres, ciclistas e demais condutores de veículos. Equipes volantes do DMTT farão rondas pela região para que a segurança viária seja assegurada.
O serviço
A manutenção no sistema de drenagem será realizada por equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió (Seminfra). O trabalho começa no sábado (15), com previsão de duração de três dias, a depender das chuvas.