A perícia do Instituto de Criminalística (IC) constatou que o incêndio registrado na madrugada do dia 14 de maio, em uma residência da cidade de Canapi, no Sertão alagoano, e que causou a morte de quatro crianças foi um acidente.
De acordo com o laudo o foco do incêndio foi uma falha mecânica no motor do ventilador. “A partir dessa falha se deu um curto circuito e as chamas se alastraram por todo o quarto por conta da presença de materiais inflamáveis, típicos de um quarto de uma família normal, como PVC, lençóis, cama, etc”, explicou o delegado responsável pelo caso, Daniel Mayer.
Ainda de acordo com o delegado, com o laudo a Polícia Civil encerrou o inquérito policial e concluiu que o incêndio foi acidental, não havendo responsabilização criminal. “A responsabilização criminal é totalmente indevida. Foi uma tragédia sem qualquer culpa humana. Agora, vamos encaminhar todo o material ao Ministério Público, com todos os dados, para que o MP possa proceder da forma que achar melhor”, afirmou o delegado.
Em vídeo, encaminhado ao Alagoas 24horas, o perito criminal Clisney Omena explicou que o incêndio foi total no quarto onde as crianças estavam e parcial nos demais cômodos da residência.
“A ação do fogo afetou outros ambientes como a sala de jantar, a cozinha e outros quartos, onde foram encontrados sinais de fuligem nas paredes e no teto. A ação do fogo chegou a derreter parcialmente a porta sanfonada do banheiro social qu ficava ao lado do quarto onde as crianças estavam. O foco do incêndio foi próximo á porta do quarto e as vítimas não conseguiram sair do ambiente porque o ventilador que pegou fogo bloqueou a saída delas. As crianças sofreram asfixia química por causa da inalação dos gases aquecidos e carbonização dos seus corpos”, detalhou o perito.
Leia também:
PC acredita que incêndio que matou quatro crianças foi um acidente; vídeo
Crianças mortas em incêndio são identificadas; Prefeitura decreta luto
Corpos de crianças vítimas de incêndio em Canapi são liberados para sepultamento
A Equatorial também encaminhou um laudo para a PC, atestando que não havia irregularidades na rede elétrica da residência.
O caso – Na madrugada do dia 14 de maio – Dia das Mães – quatro crianças da mesma família morreram em um incêndio em uma residência no Centro de Canapi. As vítimas foram os irmãos Aylla Ludmyla Silva de Jesus, Davy Lucas Silva de Jesus, e as irmãs Maria Aylla Alves Oliveira Silva e Ariela.
As crianças dormiam em um quarto da residência, quando se iniciou o incêndio. Os pais dos menores ainda teriam conseguido sair do imóvel e quando foram resgatar os filhos que estavam no quarto já os encontraram sem vida.