“Conseguimos consolidar o São João de Maceió como o maior e melhor entre os eventos juninos realizados no litoral. Além de um grande evento, temos as atrações do destino Maceió, que é o mais procurado do país. Isso para nós é muito importante, pois o turismo é nossa grande mola econômica”, afirmou o prefeito JHC.
A pesquisa detalhou que 92% dos turistas que responderam ao questionário estiveram em Maceió especialmente para acompanhar o São João. A maior parte deles veio do interior do estado. Entre os que residem fora de Alagoas, 8 estados foram emissores de visitantes: Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Outro indicador que chama a atenção é que a maior parte deles (66%) permaneceram na cidade por até 5 dias, aproveitando os horários sem shows para conhecer praias, shoppings e outras atrações e equipamentos.
O polo Jaraguá contou com 250 barraqueiros cadastrados, que tiveram um faturamento médio diário de R$ 728,15. Para eles, os dias de evento significaram um aumento de até 40% no faturamento mensal da família. Com tanta movimentação nas barraquinhas, supermercados, atacados e depósitos também obtiveram lucros importantes. Estabelecimentos localizados em bairros como Jacintinho, Serraria, Benedito Bentes e Cidade Universitária venderam produtos para os ambulantes, fazendo o dinheiro do São João circular por toda a cidade. Para se ter uma ideia do tamanho do São para o comércio, 87,7% dos empresários do Centro enxergaram a necessidade de aumentar os estoques de suas lojas para atender a demanda.