PC alerta sobre golpe com programa de renegociação de dívidas do Governo Federal

A Polícia Civil alertou, nesta quinta-feira (20), que criminosos estão tentando aplicar golpes com o programa do Governo Federal ‘Desenrola Brasil’. Por meio de aplicativos de mensagens como WhatsApp e SMS, os criminosos entram em contato com as vítimas com promessas de grandes descontos para quitação da dívida.

De acordo com o delegado Sidney Tenório, titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos, o golpe já está acontecendo em todo o Brasil e em Alagoas não é diferente. “Nessas mensagens, os criminosos alegam ser de instituições financeiras e prometem descontos irreais de até 99% para que a pessoa possa quitar sua dívida”, explica o delegado.

Ainda segundo o delegado, o programa não perdoa ou abate a dívida do inadimplente, apenas facilita o pagamento e retira o nome da pessoa que fez a negociação de cadastros de inadimplentes. “O Governo Federal já explicou que com o programa, você não deixa de pagar a dívida, você apenas vai conseguir liberar o seu nome”, pontuou.

Neste novo golpe, os criminosos além de conversar com as vítimas por meio de aplicativos de mensagens, emitem falsos boletos e autorizam pagamentos por meio de PIX. O risco também está em clicar em links. “Existe um risco muito grande ter esse tipo de conversa, clicar em links também é arriscado porque pode haver um vazamento de dados, vírus entrando no celular e computador. É importante que as pessoas saibam disso. Então, não converse no whatsapp sobre o desenrola, não clique em links de mensagens”, afirmou Tenório. Confira as orientações:

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também já se pronunciou e informou que nenhum tipo de contato é feito por meio destes aplicativos e que quem se enquadrar no programa precisa ir até a agência bancária para fazer a renegociação da dívida.

Quem cair no golpe deve ir até uma delegacia registrar Boletim de Ocorrência para que a polícia possa investigar e localizar os golpistas.

Confira informações sobre o programa.

Veja Mais

Deixe um comentário