Estudantes de escolas públicas de AL garantem vaga em competição internacional

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) comemora a classificação dos estudantes Esthefany Letícia de Assis da Silva e João Vitor Tenório Correia Lima, que conquistaram vagas para participar na modalidade de Wrestling na Gymnasiade, os Jogos Mundiais Escolares, maior competição estudantil do mundo, que esse ano será disputada no Brasil, no Rio de Janeiro. Eles vão representar Alagoas no evento que vai reunir estudantes de 70 países.

Os atletas conquistaram suas vaga ao vencerem a seletiva nacional, que aconteceu na Paraíba, no mês de maio. No total, 28 atletas brasileiros garantiram presença e vão representar suas instituições de ensino. A Gymnasiade acontece no período de 19 a 27 de agosto.

Esthefany Letícia de Assis da Silva é aluna da Escola Estadual Professor José Vitorino da Rocha, em Maceió. Ela vai disputar a categoria de peso até 42 kg no Estilo livre. “Espero alcançar meus objetivos, mas principalmente fazer uma boa participação na competição. Quero evoluir mais com essa grande competição de nível mundial, estou muito feliz e espero dar o meu máximo. Estou muito animada e muito ansiosa, treinando muito para representar Alagoas”, disse a estudante.

João Vitor Tenório Correia Lima estuda na Escola Estadual Rosalva Pereira Viana, também de Maceió, e vai competir na categoria de peso até 75 kg no Estilo Greco-Romana. “Minha expectativa nos jogos mundiais é conhecer novas pessoas, fazer amizades novas e fazer uma boa participação lá, uma boa luta e representar bem Alagoas. Estou muito ansioso,é minha primeira vez lutando nos jogos mundiais. Vou dar o meu melhor para voltar de lá com bons resultados”, disse João.

O técnico Roberto Amorim, responsável pela preparação dos atletas, explica que houve um planejamento seguido à risca para que conquistassem as vagas. Os esforços envolveram o empenho dos pais e das instituições de ensino onde estudam.

“Esthefany brilha sempre porque, realmente ela não se rende, vai sempre pra cima e não hesita em nenhum momento. Em todas suas lutas ela saiu vitoriosa, vencendo todas oponentes por ‘touch’. E o João Vitor, merecidamente, pelos empenho nos treinos de jiu-Jitsu, Judô, e Wrestling. Ele não dá oportunidade aos seus adversários, vencendo todos com muita soberania e eficiência. Tenho certeza que ambos farão uma participação vitoriosa no evento,nos representando com excelência, garra e orgulho no maior evento esportivo, pela primeira vez no Brasil”, explica orgulhoso o técnico.

A FAEC, através da parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), arca com todos os benefícios incluindo passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte interno. “Para nós é uma alegria imensa a conquista das vagas e nos sentimos extremamente orgulhosos em poder proporcionar mais uma vez essa experiência aos nossos estudantes, dando todas as condições para que eles possam participar, levando Alagoas a mais uma competição mundial”, comemora o presidente Irã Cândido.

Sobre a Gymnasiade

O Brasil sediará o evento de 19 a 27 de agosto no Rio de Janeiro. A Gymnasiade é uma realização da International School Sport Federation (ISF), junto com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; do Sesc Rio; da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ); da Prefeitura do Rio; e do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.

As provas serão realizadas nos equipamentos onde aconteceram os Jogos Olímpicos de 2016. Uma comitiva internacional esteve no Rio de Janeiro para avaliar e dar o aval final para a realização das competições.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário