Apesar do empate contra o Cruzeiro no Mineirão por 0 a 0, o Botafogo manteve os 85% de chances de títulos, segundo a Bola de Cristal do Brasileirão. Esse número se deve aos tropeços dos rivais diretos na luta pela taça, o que fizeram a vantagem do clube alvinegro na liderança aumentar de 12 para 13 pontos. Para ser justo, a porcentagem do time carioca vencer o campeonato passou de 85,4% para 85,7%.
O Botafogo, até aqui, somou 44 pontos dos 54 disputados, são 14 vitórias, dois empate e duas derrotas em 18 jogos do Brasileirão. Se derrotar o Internacional na próxima rodada, o time de Bruno Lage igualará os 47 pontos do Corinthians em 2017 e terá, também, a melhor campanha da história do primeiro turno do Brasileirão.
Entre os concorrentes diretos, o Grêmio é a segunda equipe com maior probabilidades, com 2,9% — o clube gaúcho está em sexto com 14 pontos atrás do Botafogo, mas possui um jogo a menos. Depois, o Bragantino aparece com 2,6% e é seguido por Fluminense, 2,5%, Flamengo, 2,1%, Palmeiras, 1,8% e Cuiabá, 1%. Os demais times possuem menos de 1% de chances.
A ida à Libertadores do Botafogo é quase garantida. O líder do campeonato já possui 99,85% de chances de ir à competição internacional na próxima temporada — torneio que não disputa desde 2017 —, de acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).