A algoz do Brasil na Copa do Mundo feminina não teve vida longa na competição. Após conseguir uma classificação inesperada para as oitavas de final, a Jamaica não conseguiu parar o ataque da Colômbia, perdeu por 1 a 0 e foi eliminada do torneio.
Catalina Usme foi quem balançou as redes e deu a vitória para as sul-americanas. Agora, a Colômbia irá encarar a Inglaterra nas quartas de final da Copa do Mundo, fase que alcança pela primeira vez em sua história.
Assim como na partida contra a seleção brasileira, as jamaicanas priorizaram a defesa na primeira etapa. A Colômbia teve a maior posse, tentou acelerar a troca de passes no campo ofensivo, mas também pouco conseguiu criar.
Os 45 minutos iniciais terminaram sem grandes chances criadas, mas com as sul-americanas dominando as ações do duelo.
Contudo, o segundo tempo foi completamente diferente. Após virada de jogo maravilhosa de Guzmán, Usme domina com categoria dentro da área e finaliza colocado para abrir o placar aos cinco minutos. Foi o primeiro gol que as caribenhas levaram na Copa do Mundo.
As jamaicanas quase empataram na sequência. Aos oito, após cobrança de falta na área, Brown fica com a sobra e, mesmo debaixo do gol, cabeceia na trave. Linda Caicedo teve a chance de ampliar o marcador e definir a classificação da Colômbia aos 19, mas, após fazer boa jogada pela esquerda, acabou finalizando para fora.
Precisando de um gol para empatar o confronto e levar para a prorrogação, as caribenhas se lançaram ao ataque e tentaram ‘abafar’ as adversárias. Spence teve uma boa chance de cabeça aos 36, mas desperdiçou. Assim, a Jamaica se despediu do Mundial, enquanto a a Colômbia avançou para as quartas de final.