Por que Anitta, Lázaro Ramos e outros famosos estão no LinkedIn?

Anitta, Lázaro Ramos, Ryan Reynolds e Larissa Manoela estão no LinkedIn — Foto: Reprodução/ LinkedIn

No universo dos currículos on-line do LinkedIn, também estão famosos como Anitta, Lázaro Ramos e Larissa Manoela, que adotaram a plataforma como rede social.

Ao navegar pelas páginas dessas celebridades, fica claro que suas intenções vão além da espera por uma ligação que possa abrir portas para novas oportunidades ou de impressionar recrutadores.

No exterior, essa tendência também está em alta. Ryan Reynolds, Mindy Kaling, Jennifer Lopez e Gwyneth Paltrow estão entre os famosos que estão se aventurando em compartilhar conteúdo na plataforma.

Para entender o que motiva essas figuras conhecidas a investirem seu tempo e imagem no mundo corporativo do LinkedIn, o g1 consultou especialistas, além de analisar mais de 20 perfis de celebridades brasileiras e internacionais, que têm entre 15 mil e 243 mil seguidores.

🙋‍♂️Como são os perfis
Apesar de a maioria adotar uma postura mais formal, similar à linguagem usada na rede de networking por profissionais da área corporativa, algumas celebridades chegam a se apresentar na primeira pessoa.

Mauricio de Sousa, por exemplo, chega a fazer uma declaração de amor pelas histórias. Além disso, tem um plano de fundo com o Horácio, um dos personagens mais duradouros do universo de Turma da Mônica e que já foi citado como alter ego do desenhista.

Nas competências interpessoais e técnicas, cantores e artistas destacam proficiência em línguas como inglês e espanhol.

Anitta chegou a viralizar com um relato sobre o desafio do aprendizado de idiomas. A cantora e empresária usa um nome artístico, mas acrescenta o nome de registro e o sobrenome dela.

Lázaro Ramos usa o espaço com frequência com textão, vídeos e fotos. Ele também interage com os seguidores, além de mostrar os bastidores com outras estrelas que trabalha.

“Tem sido um espaço de compartilhar um aspecto mais profissional das atividades como diretor, ator e criador de histórias. Posso também trocar ideias dando dicas de postura profissional ou compartilhando situações e histórias que tive algum aprendizado com minha profissão. Isso é muito enriquecedor”, afirma.

Construção de marca pessoal e profissional
Muitos perfis em nomes de celebridades surgiram por iniciativa própria dos famosos. Em alguns casos, a plataforma entrou em contato com eles para estabelecer oficialmente uma parceria, afirma o editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil, Guilherme Odri.

“Todos nós temos que traçar nossas próprias carreiras agora; isso é tão verdadeiro para as celebridades quanto para qualquer outra pessoa”, diz ele.
“Neste espaço, as celebridades devem compreender que o plano de fundo é mais corporativo. Caso não tenham esse objetivo, é melhor que elas evitem utilizar, para não ‘bagunçar’ as características da rede”, avalia Maria Eduarda Silveira, especialista em liderança, carreira e empregabilidade.

Para quem busca oportunidades de trabalho, tem artistas que também conseguem dar uma forcinha. A atriz Samanta Schmutz deixa em destaque uma hashtag com vagas de emprego de uma empresa que é embaixadora.

“Quando uma celebridade fala sobre novas vagas ou trainee de empresas, acaba aproximando o público que tem afinidades com o artista a se interessar a se candidatar na seleção. É uma oportunidade de contratação mais prática e contemporânea”, avalia Diego Oliveira, professor de Marketing, Mídias e Inovação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Assim como outras pessoas fazem na plataforma, o ambiente é usado para divulgar negócios. Entre as estrelas do esporte, o talento do basquete Kevin Durant comenta sobre parcerias com marcas de esporte. “O número de perfis de atletas profissionais aumentou quase 40% dentro do LinkedIn nos últimos 5 anos”, afirma Odri.

Mas nem sempre a atualização de conteúdo é feita diretamente pela celebridade, que geralmente tem uma agenda lotada de apresentações, shows, treinos ou gravações. Muitas vezes, há uma equipe para isso, que acaba trabalhando em conjunto na produção dos conteúdos, aponta Fernanda Nascimento, que é estrategista digital na Stratlab.

E dá para se conectar com uma celebridade?
No LinkedIn, as celebridades podem se conectar com qualquer pessoa da rede, segui-la e buscar contato fora da própria bolha de relacionamento.

Para a maioria das pessoas que querem uma conexão com algum famoso, será necessário solicitar o contato direto e escrever uma nota para “lembrar as pessoas quem você é e explicar por que deseja se conectar”.

Mas em alguns casos, o famoso também exige inserir o endereço de e-mail para verificar se você realmente o conhece.

Fonte: g1

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