Após confirmação de caso de meningite, escola Municipal de Maceió suspende aulas

Medida é temporária e vale apenas para a turma do 4º ano da Escola Municipal Petrônio Viana, no Benedito Bentes

Após a confirmação de um caso de meningite, a direção da Escola Municipal Petrônio Viana, localizada no bairro Benedito Bentes, parte alta de Maceió, resolvei, nesta quinta-feira, 10, suspender temporariamente as aulas na turma da criança infectada. O aluno em questão está matriculado no 4º ano da instituição.

Reprodução / Google

Escola Municipal Petrônio Viana

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) confirmou a medida e a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) informou que após tomar conhecimento do novo caso adotou as medidas necessárias, como administração de medicação e monitoramento dos contatos com o caso confirmado.

Veja a nota da gestão municipal, na íntegra:

Nota

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) informa que as aulas na Escola Municipal Petrônio Viana, localizada no Benedito Bentes, estão suspensas temporariamente em função de um caso confirmado de Meningite de um aluno do 4º ano.

A Secretaria de Saúde de Maceió, assim que tomou conhecimento do novo caso, adotou todas as medidas de Vigilância em tempo oportuno, como a profilaxia dos contatos mais próximos e prolongados, com administração de medicação, assim como o monitoramento dos contatos com o caso confirmado.

Casos de meningite em Maceió

Até junho de 2023, a gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da SMS havia registrado 21 casos de meningite no ano. Em 2022 foram notificadas 33 ocorrências da doença.

No mesmo mês, uma criança de apenas um ano de idade morreu após contrair meningite bacteriana, na Capital alagoana. O irmão dela, de três anos, foi internado no Hospital Hélvio Auto, também em decorrência da doença. As crianças estavam na Casa de Passagem São Vicente de Paulo, em Jaraguá.

O que é meningite?

A meningite é uma doença grave que afeta as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos.

Os sintomas consistem em febre, mal-estar, vômitos, náuseas, dor de cabeça e rigidez na nuca, a ponto do paciente não conseguir encostar o queixo no peito. Em caso de meningococcal, a doença também pode provocar manchas vermelhas pelo corpo.

A vacinação é a principal forma de prevenção para as principais causas da meningite bacteriana. As vacinas meningocócica C, pneumocócica 10-valente (Conjugada) e pentavalente estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município em qualquer época do ano, e não é necessário esperar a campanha nacional para realizar a imunização.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos