Poucos segundos foram suficientes para piranhas devorarem a cabeça de um boi em um rio no Pantanal de Aquidauana (MS). O momento foi filmado e compartilhado nas redes sociais. O vídeo logo ganhou repercussão.
O vídeo foi feito pelo agrônomo Talles Maffissoni. No registro o homem aparece segurando a cabeça do boi e indo em direção ao rio para descartá-la.
O agrônomo queria mostrar para amigos as peculiaridades dos rios pantaneiros, que são repletos de peixes, como as piranhas, e jacarés.
Assim que a cabeça do boi cai no rio, um cardume de piranha começa a devorar a carcaça do animal.
“Foi uma surpresa pra nós, tínhamos feito um abatate e resolvemos jogar a cabeça do boi, mas surpreendemos com tanta piranha e jacaré. Muito antes a gente tomava banho nesse rio, agora não mais”, comentou o agrônomo.
Além das piranhas, um jacaré ligeiro aparece para abocanhar o boi. Porém, na imagem é possível ver o réptil com alguns dos peixes na boca.
As piranhas
O pesquisador Unesp Vidal Haddad Junior explica que as piranhas vivem em cardumes, mas não adotam nenhuma estratégia coletiva para caçar. A formação de grupos é uma estratégia de defesa, já que movem-se agrupadas para se protegerem dos predadores.
As piranhas são famosas por devorar carne, de pequenos insetos até mamíferos muito maiores que elas, mas também se alimentam de sementes e outros materiais, vegetais que são encontrados no fundo do rio.
“Não podemos demonizar os peixes, este é um comportamento natural do animal. As piranhas são essenciais para a limpeza dos rios. Elas comem tudo que caem no fundo, sendo consideradas os urubus das águas”, disse.