Cinco pessoas morreram e outras três ficaram feridas após a explosão de uma casa em um subúrbio da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O acidente espalhou chamas por várias residências próximas, quebrando janelas e derrubando paredes, disseram as autoridades.
A polícia respondeu ao relato por volta das 10h deste sábado em Plum, um bairro no condado de Allegheny. Três casas foram completamente destruídas, e cerca de uma dúzia foi danificada, afirmaram os oficiais em entrevista coletiva na noite de ontem.
Lanny Conley, chefe do Departamento de Polícia de Plum Borough, disse neste domingo que as vítimas são quatro adultos e um adolescente, que morreram ainda no local. Ele não divulgou os nomes ou idades.
Mais de 90 mortos: Moradores de cidade devastada por fogo no Havaí reclamam da inércia das autoridades
Steve Imbarlina, chefe adjunto dos serviços de emergência do condado de Allegheny, acrescentou que duas pessoas feridas receberam alta do hospital, mas uma terceira ainda estava em estado crítico na tarde deste domingo.
Equipes médicas de emergência também atenderam 57 bombeiros por problemas menores enquanto eles respondiam à explosão e ao incêndio, disse Imbarlina:
— Isso pode ter sido qualquer coisa, desde um entorse até problemas relacionados ao calor. Eles foram tratados no local, voltaram ao serviço e reingressaram no esforço.
O chefe afirmou que as autoridades estão investigando a causa da explosão, mas que isso exigirá avaliações extensas: — Esta investigação pode durar meses, se não anos.
As autoridades cortaram a eletricidade e o gás no bairro afetado “com muita cautela” e estavam trabalhando para restaurá-los. Michael Huwar, presidente da Peoples Natural Gas, empresa que fornece o serviço na região, disse que o sistema estava operando “conforme planejado”.
Ele afirmou ainda que os trabalhadores da companhia chegaram ao bairro 15 minutos depois de receberem uma ligação de emergência sobre a explosão e imediatamente começaram a verificar se havia vazamentos na área.
Fotos e vídeos da cena mostram uma fileira de casas estilhaçadas emitindo fumaça. Os bombeiros atravessaram pilhas de madeira e cinzas para resgatar as vítimas. As autoridades disseram no domingo que não sabem quantas casas exatamente podem ter sido afetadas.
— Com uma explosão como essa, certamente haverá outros danos colaterais. Eu estava indo embora ontem e vi um jipe com a janela traseira estourada, então não são apenas casas — disse o presidente do Plum Borough Council, Mike Doyle.
Em imagens obtidas pela WTAE , uma estação de notícias local, a explosão pode ser ouvida perfurando o silêncio de um jogo de beisebol próximo. Em outro clipe, uma câmera de campainha apareceu para capturar o momento da explosão, que enviou uma nuvem de fogo e fumaça para o céu.
‘Não sabíamos se íamos nos salvar’: Brasileira que perdeu tudo em incêndio no Havaí esperou 11 horas por resgate no mar
A estrutura fica em uma área de disputa territorial, sendo controlada em parte pela Rússia. Os dois países trocaram acusações sobre a autoria do ataque.
George Emanuele, que mora a três casas de onde aconteceu o acidente, disse ao The Pittsburgh Post-Gazette que sentiu a explosão em seu peito. Ele contou que sua casa tremeu, partes de seu teto caíram e uma das portas de sua garagem entortou e não abriu mais quando ele tentou sair de casa.
Ele disse que conseguiu sair por outra porta e, no lado de fora, puxou junto a um vizinho um homem queimado para longe de uma casa que estava pegando fogo:
— A casa havia sumido. Era apenas detritos e fuligem por toda parte.
O governador Josh Shapiro, da Pensilvânia, disse em publicação no X (antigo Twitter), que seu governo e a agência de gerenciamento de emergências do estado estavam “coordenando e apoiando os socorristas locais e do condado”.