Um vídeo gravado durante este final de semana, denunciando a falta de atendimento a crianças na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, resultou no afastamento de uma médica das funções. A Secretaria Municipal de Saúde da cidade emitiu uma nota nesta segunda-feira (14) comunicando a decisão.
O vídeo foi gravado por uma mulher que compareceu à UPA com o filho e, na ocasião, não houve atendimento para as crianças. A denúncia diz ainda que as mães estavam indo embora sem os filhos serem vistos pelo médico plantonista. Outros vídeos também foram gravados e reproduzidos nas redes sociais, o que provocou um desconforto para a gestão municipal.
A nota emitida hoje destaca que o afastamento da profissional foi determinado nessa segunda-feira (14) e que isso ocorreu após denúncias dos usuários. Não foi informado o nome da profissional ou sua área de atuação. Segundo a nota, o secretário Municipal de Saúde e o diretor geral estiveram na unidade e realizaram os primeiros levantamentos de informações.
“A conduta da profissional não coaduna com as orientações da gestão municipal, principalmente na Unidade de Pronto Atendimento. Aproveitamos a oportunidade para pedir desculpas para as mães e demais parentes de pacientes que deram entrada no serviço e que foram submetidos ao tratamento desrespeitoso e inadequado de qualquer um dos nossos colaboradores”, destacou a nota.
Confira a nota na íntegra
A Prefeitura de Palmeira dos Índios comunica a todos que determinou o afastamento, a partir desta segunda-feira (14), de uma médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), após denúncias dos usuários. O secretário municipal de Saúde Jânio Marques e o diretor geral Sandro Caetano estiveram na UPA para levantar mais informações.
A conduta da profissional não coaduna com as orientações da gestão municipal, principalmente na Unidade de Pronto Atendimento. Aproveitamos a oportunidade para pedir desculpas para as mães e demais parentes de pacientes que deram entrada no serviço e que foram submetidos ao tratamento desrespeitoso e inadequado de qualquer um dos nossos colaboradores.
A Prefeitura de Palmeira, por meio da Secretaria de Saúde, reitera seu absoluto compromisso com a assistência à saúde de forma humanizada e respeitosa com todos os que buscam ou precisam dos nossos serviços naquela unidade de urgência e emergência. Em nome da maioria dos nossos comprometidos profissionais, cuja missão é salvar vidas, nos desculpamos mais uma vez.