Uma operação desencadeada nesta quarta-feira (16) pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) pretende combater o consumo irregular de água em loteamentos de Arapiraca, na região Agreste.
Ao todo, 28 equipes da empresa e da concessionária Agreste Saneamento foram às ruas para fiscalizar obras situadas dentro de loteamentos. Isso porque, em alguns desses locais, os empreendedores iniciam a construção dos imóveis sem que tenham uma ligação regular de água.
Segundo Joffre Lobo, coordenador comercial da região Agreste/Serrana da Casal, muitas vezes os imóveis começam a ser construídos com ligações clandestinas de água, ou seja, sem autorização junto à Companhia e sem um medidor de consumo, o hidrômetro.
“Todo mundo que adquire um lote e vai construir um imóvel precisa pedir à Casal uma ligação de água antes de iniciar a obra, para que assim fique totalmente regularizado”, apontou Lobo.
Os vizinhos que estão fora dos loteamentos são, segundo ele, os mais prejudicados pela falta de água causada justamente pelo consumo irregular em obras de construção de imóveis.
A operação iniciada hoje tem continuidade nesta quinta (17), mas não se restringe aos loteamentos. Imóveis com as chamadas “ligações inativas” no sistema da Companhia também serão visitados. De acordo com Joffre Lobo, quando o morador não procura a empresa para se regularizar após o corte do serviço, é indício de que ele está consumindo água de forma clandestina.
Quem for flagrado com uma irregularidade terá o serviço imediatamente suspenso e será autuado e multado. Para se regularizar, é preciso procurar o escritório da Casal, que fica na Rua São Francisco, no Centro de Arapiraca, ou o balcão de atendimento na Central Já do Arapiraca Garden Shopping.