Um homem de 45 anos foi preso na cidade de Resistencia (Argentina), na semana passada, por ter material de abuso sexual infantil armazenado na “nuvem” do seu telefone celular.
O argentino foi capturado após investigação da Divisão de Crimes Cibernéticos Infanto-Juvenis. O caso já havia sido denunciado pela própria ministra da Segurança, Gloria Zalazar, que disse ter visto mensagens anônimas alertando sobre a divulgação de imagens impróprias em um grupo de WhatsApp chamado “Especialistas 1”.
Segundo o jornal “Diario Chaco”, o mesmo homem havia denunciado no dia anterior, na Quinta Delegacia de Resistencia, que uma motocicleta e um telefone celular haviam sido roubados dele. Investigadores afirmaram que o autor do roubo descobriu o conteúdo criminoso no smartphone, fez capturas de tela e postou as imagens em grupos de WhatsApp, dando pistas de quem seria o dono do aparelho.
Posteriormente, a ministra da Saúde, Carolina Centeno, formalizou a denúncia após receber as mesmas mensagens com fotografias de maus-tratos infantis. Após investigação e coordenação com a Promotoria de Investigação Criminal, a polícia conseguiu identificar o dono do celular e o prender quando caminhava em uma rua de Resistencia.
Autoridades estão agora a tentar identificar a jovem vítima de abuso.