O projeto Arena do Empoderamento Feminino, da Coordenadoria da Mulher do TJAL, oferta, nesta sexta-feira (25), em Maceió, diversos serviços para mulheres, como expedição de documentos, serviços de saúde, beleza, rodas de conversa, atendimento da Defensoria Pública.
Apoiada pela Presidência do TJAL, a ação começa às 8h e vai até às 16h, no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg, na Cidade Universitária, com apoio da Prefeitura de Maceió e do Governo de Alagoas.
O bairro Cidade Universitária foi o escolhido para sediar o evento em razão da elevada demanda por conscientização sobre combate à violência doméstica e ainda por ações sociais que contribuam para o empoderamento feminino.
“Essas mulheres dificilmente têm condições de pegar condução para um shopping da cidade, elas mesmas falaram que não vão ao shopping, não seriam atingidas naquele espaço. Elas falaram que essa ação também é histórica porque, pela primeira vez, estão tendo visibilidade para serviços que não chegam até elas”, explicou a magistrada Eliana Machado Acioly.
Serviços ofertados às mulheres
De acordo com a juíza, as atividades serão exclusivas para mulheres e seus filhos. “Para a ação, o Município de Maceió levará vacinação, aferição de pressão, testes rápidos, citologia, exames clínicos gerais, pediatria, serviços de autoestima como corte de cabelo, escova, massoterapia, atualização do CAD Único, inscrições no Emprega Mulher. Vai levar inclusive um parquinho inflável para as crianças”, revelou.
O Governo do Estado também estará presente por meio da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Patrulha Maria da Penha, Secretaria do Turismo (Setur-AL), Escola do Governo, CAD Único, Instituto de Identificação, Secretaria da Primeira Infância (Secria), Rede de Atenção às Violências (RAV), Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços de Alagoas (Sedics).
“Ainda será prestado serviços da Defensoria Pública, estará com o ônibus para atendimento ao público. Teremos uma gama de serviços e nesse meio tempo serão feitas rodas de conversa para conscientização sobre violência doméstica contra a mulher e feito os devidos encaminhamentos”, finalizou a juíza Eliana Machado.
Campanha ‘Mulheres que inspiram’
A Coordenadoria da Mulher também reforça, na ação desta sexta-feira (25), a campanha “Mulheres que Inspiram”, que mostra em vídeos produzidos pela Diretoria de Comunicação do TJAL com mulheres que denunciaram seus agressores, superaram a violência doméstica e hoje tocam suas vidas com apoio de diversas instituições públicas e privadas.
Vídeo 1 – Thayse Lima conta como saiu do ciclo da violência
Vídeo 2 – Cléo volta a se maquiar e usa roupas de sua preferência
Vídeo 3 – Gabriela superou a violência doméstica psicológica