Na noite desta quinta-feira (24), o São Paulo foi até o estádio Casa Blanca e acabou derrotado pela LDU por 2 a 1, pelo jogo de ida das quartas de final da CONMEBOL Sul-Americana. O time de Quito aproveitou o primeiro tempo trágico do Tricolor e, com show de Jhojan Julio, que marcou o primeiro gol da partida e deu assistência para Ibarra marcar o segundo, venceu. Lucas descontou para os brasileiros.
Foi a terceira partida do São Paulo contra a LDU em Quito na história e também foi a terceira derrota. Em 2004, os anfitriões venceram por 3 a 0 e, em 2020, por 4 a 2. Ambos os confrontos foram pela CONMEBOL Libertadores.
O duelo de volta entre as equipes acontece no Morumbi, na próxima quinta-feira (31), às 19h (de Brasília). O time paulista precisará de uma vitória simples para forçar os pênaltis ou de um triunfo por dois ou mais gols de diferença para avançar direto para a seminal.
Para a partida, o técnico Dorival Junior repetiu quase o time todo que atuou na última quarta-feira (16) contra o Corinthians pela Copa do Brasil. Apenas Pablo Maia, que sequer viajou para Quito por dores estomacais, foi desfalque. Deste modo, Luciano e James Rodríguez começaram o confronto no banco de reservas.
Mas quem começou com tudo na partida foi a LDU. Empurrado pela torcida, a equipe de Quito inaugurou o marcador logo no segundo minuto de partida. Jhojan Julio, que já foi carrasco do Tricolor em 2020, recebeu na entrada da área, driblou três adversários e bater por cobertura na saída de Rafael para balançar as redes.
E o time de Dorival sentiu o golpe. Os equatorianos seguiram atacando e quase chegaram ao segundo gol aos oito. Martínez invadiu a área pela direita e bateu firme, mas Rafael conseguiu defender.
Aos 19, foi a vez de Paolo Guerrero quase marcar. O ex-Corinthians e Flamengo ganhou no corpo de Beraldo, ajeitou e bateu forte, mas Rafael novamente brilhou. Aos 24, nem Rafael conseguiu parar o ímpeto da LDU. Em rápida jogada, Jhojan Julio deu passe açucarado para Ibarra invadir a área e marcar por cobertura.
Para piorar ainda mais a situação do time paulista, Beraldo virou o tornozelo nos acréscimos do primeiro tempo e teve que deixar o campo carregado pela maca.
Após o intervalo, o time de Dorival até tentou ficar mais com a bola e controlar um pouco o jogo, mas pouco perigo levou ao gol de Domínguez.
Somente aos 34, Luciano, que entrou no decorrer da partida, deu lindo passe para Lucas, que finalizou cruzado e descontou.
Assim, o São Paulo acabou derrotador por 2 a 1 em Quito e irá precisar de uma grande vitória em casa para avançar para a semifinal da competição.