Pequenos negócios: como fazer vídeos que engajam

As redes sociais são muito importantes para que pequenos negócios cresçam. Por isso, saiba como fazer vídeos que engajam de verdade!

Caso você tenha um pequeno negócio e deseja começar a fazer vídeos que engajam, saiba que atingir essa meta é mais simples do que parece – desde que você saiba qual caminho seguir!

Mais do que se preparar antes, é importante estudar técnicas de conteúdo, marketing e alcance de público.

Isso porque, a partir do momento que você entende o funcionamento por trás dos vídeos que engajam nas plataformas digitais, torna-se mais viável produzir seu conteúdo de forma correta.

Também vale ressaltar que é possível buscar por cursos de curta duração, tutoriais no Youtube e aprender novas técnicas de filmagem. Afinal, nada como o estudo atrelado com a prática para ter bons resultados.

Mas, se você quiser começar hoje mesmo, as dicas de como produzir vídeos que engajam a seguir são ideais para ajudar seu pequeno negócio!

Use um bom programa de edição

Além de estudar sobre o funcionamento dos algoritmos e como ter conteúdos que engajam, também é importante investir em boas ferramentas.

Nesse caso, não estamos falando da escolha das redes sociais. Mas sim, de programas que possuam recursos de edição básicos e avançados. Afinal, a edição de um vídeo ou áudio faz toda a diferença no desempenho de um vídeo.

Por isso, ferramentas como a da Wondershare UniConverter podem te oferecer todos esses recursos e muito mais. Essa plataforma é especializada na conversão de arquivos, mas possui um software potente capaz de ser também um bom editor de vídeos.

Imagem de Burst / Pexels

Dessa forma, essa ferramenta é indicada para empresas que querem produzir vídeos que engajam por reunir as principais funções necessárias para um bom conteúdo.

Ou seja, isso significa que também é importante saber utilizar ferramentas que facilitem a divulgação dos vídeos.

Saiba como alcançar seus clientes

Quando você já tem o conteúdo e as ferramentas para melhorá-lo, falta somente um detalhe: saber como alcançar seus clientes.

Isto é, independentemente de você ter um pequeno negócio ou não, seus produtos precisam alcançar seu público-alvo. Por isso, lembre-se de estudar técnicas de marketing digital que ajudem o seu negócio a crescer.

Uma delas que pode passar despercebido é como criar marca d’água para sua empresa pode fazer toda a diferença. Essa é uma forma de garantir que sua logomarca esteja presente no seu conteúdo, independente de quem ele alcança e retornar até você.

Se você ainda não tem muito dinheiro para investir em conteúdo pago, não se preocupe! O Google dispõe de ferramentas gratuitas que podem te ajudar a postar vídeos que engajam nas redes sociais, como o Google Trends e/ou Google Meu Negócio.

Uma dica também é pesquisar as palavras-chaves mais utilizadas no Google e no Youtube, já que existem programas que podem te ajudar a fazer essa análise rapidamente. Outra possibilidade é usar a ferramenta do Google Trends, e descobrir o que os usuários mais estão pesquisando.

De modo geral, você pode utilizar técnicas de marketing orgânico para que os vídeos que engajam possam te trazer retornos satisfatórios como uma empresa. Para cada plano de conteúdo, perceba como essa ação pode ter um bom impacto no seu pequeno negócio.

Assim, nunca é demais ficar por dentro das estratégias de marketing ou conteúdo digital para que saiba como alcançar seu público-alvo.

Faça roteiros de todo o seu conteúdo

Um ponto importante que algumas pessoas esquecem ao assistir vídeos que engajam é todo o trabalho feito por trás.

Afinal, ainda que o resultado final pareça fácil e quase feito sem planejamento, a prática é bem diferente. Independente da duração do seu vídeo, é muito importante que você escreva um simples roteiro para se basear.

Essa é uma forma de também ajudar na hora da edição, sendo bem mais fácil usar a opção de cortador de vídeo e criar uma narrativa que faça sentido. Por isso, o roteiro será seu aliado a todo momento, como um suporte criativo para o seu conteúdo.

Você pode fazer roteiros bem diretos, com tudo que você pretende fazer, assim como elaborar mood boards ou um checklist. Também é interessante reunir todos esses modelos de organização criativa para que você não deixe nenhuma informação passar.

O mood board também pode ser bem útil se você tem somente uma ideia visual do que pretende reproduzir em vídeo. Assim, até mesmo conteúdos de 15 segundos precisam de uma grande preparação para que seu resultado seja positivo no final.

Não é à toa que muitos especialistas em mídias sociais relatam como os 15 segundos de um conteúdo são imprescindíveis para vídeos que engajam. Esse é basicamente o momento que você tem para chamar atenção do seu cliente e impedir que ele nem assista seu vídeo até o final.

Produza para plataformas digitais mais famosas

É certo que você já ouviu bastante sobre conteúdos que viralizaram no TikTok ou no Instagram, por meio dos reels. Afinal, essas plataformas digitais são muito utilizadas para produção de vídeos que engajam bastante.

Não é à toa que quem domina o funcionamento dos algoritmos do TikTok, consegue ter um alcance imenso da sua marca. O mesmo acontece com os reels no Instagram, tanto que é comum comprimir vídeos e postá-los nas em plataformas diferentes.

Assim, é possível usar um reels no Instagram para ter vídeos que engajam e conseguir vender seus produtos e/ou serviços por meio dessa rede. Também é importante ressaltar que esse formato de vídeo no IG foi criado para competir com o TikTok, uma empresa chinesa.

De modo geral, o boom do TikTok resultou em várias mudanças nas redes sociais. Isto fica visível na criação do reels e Youtube Shorts. Todos com vídeos de curta duração (15 segundos, no mínimo) e focados no engajamento.

Por último, não podemos esquecer da importância do Youtube como plataforma de vídeos que engajam. Ainda que esse aplicativo funcione de forma diferente dos outros apps citados, seu lugar de destaque permanece e não deve ser ignorado.

É importante que você estude o funcionamento desses aplicativos, desde como seus algoritmos são diferentes até a forma como os vídeos que engajam influenciam a venda de produtos.

Aproveite as oportunidades para crescer com a sua marca

Essas são somente algumas dicas rápidas e práticas que já podem te ajudar a produzir mais vídeos que engajam. Mas que são capazes de ter uma grande diferença no alcance e gestão de sua marca.

De fato, é preciso cuidar de todos os detalhes para criar conteúdo de valor: do roteiro à edição, da escolha de imagens ao ato de baixar uma trilha sonora.

Ao se dedicar a entender o seu público, sempre de olho nas mudanças e tendências de plataformas digitais como o TikTok, Instagram e Youtube, você conseguirá criar materiais que realmente chamam a atenção.

Assim, crescer a sua marca pode ser algo a seu alcance!

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário