A Defesa Civil Municipal interditou, na terça-feira, 29, a barraca Recando do Pontal, instalada na Praia do Sobral, no bairro de Pontal da Barra. A interdição tem o intuito de garantir segurança à população que circula pela região devido ao risco iminente de desabamento da edificação por conta do avanço do mar.
“Temos por prerrogativa legal, prevista em Lei Federal, a competência de vistoriar e realizar intervenções preventivas em edificações que apresentam risco, sempre com a missão de salvaguardar a vida das pessoas”, ressalta Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.
A ação faz parte das vistorias realizadas pela Defesa Civil em todas as barracas de praia da capital, ambientes de grande circulação.
Segundo o engenheiro civil do órgão, Júlio Normande, a barraca apresenta outras patologias além do comprometimento da estrutura devido ao avanço do mar. “Há fissuras no rodapé e ausência de um mastro central para servir de apoio para a cobertura, causando sobrecarga no telhado, além de madeiras de sustentação desgastadas e fiações em contato com a palha da cobertura”, acrescenta.
Após vistoria e produção do relatório técnico, a Defesa Civil recomendou a demolição emergencial e preventiva, por risco de colapso de edificação, incêndio em aglomerado residencial e erosão costeira/marinha.
Vistorias em barracas de praia
A Defesa Civil monitora e realiza vistorias em todas as barracas de praia da orla de Maceió, afim de identificar possíveis danos causados pelo avanço do mar.