A agência central da Caixa Econômica Federal sofreu furto de joias na semana passada em São Paulo. A unidade, localizada na rua 13 de Maio, no Paraíso, abriga os cofres com as joias depositadas em contratos de penhor. O repórter da Jovem Pan Alan Covas confirmou o fato com integrantes da polícia de São Paulo.
Os criminosos chegaram a cortar a energia elétrica do quarteirão inteiro, usaram maçaricos para abrir os cofres, e até agora não há imagens que mostrem a ação dos assaltantes, de acordo com relatos. Os policias do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) foram chamados para auxiliar a PF nas investigações. Os policiais agora usarão o banco de fotos para colher informações sobre criminosos especializados nesse tipo de roubo, especialmente aqueles que usam maçaricos.
A CEF foi procurada pela Jovem Pan para explicar o ocorrido e a gravidade dos danos, mas disse que se manifestará apenas na segunda-feira, 4. A Polícia Federal, que está cuidando do caso, também foi procurada pela reportagem, mas ainda não obtivemos retorno.
Uma cliente do banco ligou nesta sexta-feira, 1º, na agência para falar sobre o pagamento da mensalidade do penhor e foi informada que havia ocorrido o roubo e que as joias dela não estavam mais com a Caixa. Segundo a mulher, que pediu para não ser identificada pela reportagem, o banco informou que nos próximos dias ela irá receber um comunicado oficial.
Veja nota da Caixa Econômica Federal na íntegra:
A respeito do questionamento sobre o penhor da Agência Paraíso (1572) – localizada na rua Treze de Maio, 1970, Paraíso, São Paulo (SP) – a CAIXA esclarece que informações sobre ocorrências criminosas são repassadas exclusivamente às autoridades policiais e ratifica que coopera integralmente com as investigações dos órgãos competentes.
Ressalta que possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção de seus clientes e empregados.