Com a chegada da Data Fifa, o Brasileirão vai dar um respiro por alguns dias. Voltará apenas no dia 13 de setembro.
No primeiro dia dessa pausa para os jogos das seleções, o ESPN.com.br fez um balanço de como os principais times do país vão para esse período sem partidas.
De alívio para alguns, como o líder Botafogo, que viu seu treinador colocar o cargo à disposição após derrota para o Flamengo, ao temor do Fluminense, que trava uma sequência boa e vê seu técnico ficar longe do clube durante a semana de treinos, cada time vai encarar essa parada de uma forma.
Confira abaixo um resumo de cada situação.
Botafogo
Pode-se dizer que a parada da Data Fifa foi uma boa para o Botafogo. Principalmente para acalmar os ânimos internos após a derrota para o Flamengo.
O ambiente se agitou após o técnico Bruno Lage colocar o cargo à disposição ao reclamar da pressão que colocam em cima dos torcedores. A pressão que recebe, o português diz encarar com naturalidade, apesar de dizer que a torcida busca nele o culpado caso time não seja campeão.
A parada também será boa para Tiquinho Soares respirar após voltar muito bem contra o Flamengo. O camisa 9 sofreu uma lesão no joelho e pode ter esse tempo como algo a seu favor para não forçar a região.
Palmeiras
O Palmeiras entra no período de Data Fifa com um gosto amargo, como os próprios jogadores e o técnico Abel Ferreira falaram. Segundo eles, o time deixou os dois pontos contra o Corinthianis escaparem.
Por outro lado, Abel vai conseguir dar um respiro ao elenco que está na semifinal da CONMEBOL Libertadores e ainda tenta caçar o líder Botafogo. A diferença de momento é de 10 pontos.
GrêmioRenato Gaúcho vive um grande momento com o Grêmio. A equipe vai para a Data Fifa em terceiro lugar, com 39 pontos e um jogo a menos do que o líder Botafogo, que tem 52 pontos.
O técnico tricolor, inclusive, não perdeu tempo ao falar do time que está na ponta da tabela. E vê a disputa difícil, mas aberta.
“Sabemos que é difícil, mas não é impossível. Enquanto houver chances matemáticas, vamos correr atrás. O Botafogo estava fora da casinha. Nenhum clube conseguiu no Brasileiro se distanciar tanto como o Botafogo. O normal é aquele que está se disputando ali em cima o Palmeiras, o Flamengo e a gente”, disse Renato.
A pausa também será boa para Suárez ter o respiro que tanto deseja na luta contra a dor no joelho que o atormenta na temporada. Ele não foi convocado para a seleção uruguaia e ficará com o Grêmio nesses dias.
Flamengo
Após uma semana de crise e turbulências internas, o Flamengo deu resposta em campo ao vencer o Botafogo. E a pausa da Data Fifa, que por um lado pode quebrar o ritmo, pode ajudar na hora de dar mais dias de trabalho a Jorge Sampaoli.
É difícil cravar uma calmaria, pois os bastidores do Ninho do Urubu são uma verdadeira caixinha de surpresa, mas ao mesmo tempo é benéfico para Sampaoli ter a chance recuperar a parte física de alguns jogadores e tentar dar mais sua a cara ao time, que vinha devendo antes de vencer o Botafogo.
Fluminense
Na quinta colocação, o Fluminense vai perder membros da comissão técnica nesta Data Fifa, já que Fernando Diniz estará com a seleção brasileira. Por outro lado, o clube vem de dois sucessos na semana: vitórias sobre Olimpia e Fortaleza.
No entanto, a diretoria decidiu dar um descanso aos atletas neste período. o Fluminense folgará segunda, terça, sábado e domingo nesta semana. Os trabalhos no time das Laranjeiras acontecerão de quarta a sexta.
Atlético-MG
Na nona colocação, o América-MG continua irregular no ano. Depois de estar ganhando do Athletico-PR, o time de Luiz Felipe Scolari não conseguiu fazer valer o jogador a mais e cedeu o empate.
O lado bom da Data Fifa é que Felipão terá tempo para testar o time para encarar o líder Botafogo na volta do Brasileirão. O jogo acontecerá em casa, mas não terá Hulk, suspenso. Uma dor de cabeça e tanta para o técnico do Galo.
São Paulo
Sem jogar na rodada, o São Paulo teve mais tempo ainda para recuperar seus jogadores após a traumática eliminação na CONMEBOL Sul-Americana. E a Data Fifa pode servir para que o time de fato esqueça o revés.
O São Paulo busca uma melhora na tabela do Brasileirão, onde está na 11ª colocação, e foca na final da Copa do Brasil contra o Flamengo. As finais acontecerão nos dias 17 e 24 de setembro, com o último jogo sendo no Morumbi.
Cruzeiro
Após empatar em 0 a 0 com o Red Bull Bragantino, ainda sem um substituto para Pepa, o Cruzeiro terá a Data Fifa para acertar com um novo nome e ganhar uns dia de trabalho até a volta da competição.
Questionado diante do Bragantino sobre um novo técnico, Ronaldo, gestor da SAF da Raposa, calou-se. Gabriel Milito chegou a ser procurado, mas não houve um acerto.
Corinthians
O empate com o Palmeiras saiu de bom tamanho para o Corinthians, já que Cássio conseguiu operar um milagre no fim ao defender um chute de Breno Lopes cara a cara.
Nesses dias sem jogos, Luxemburgo terá a chance de recuperar o time, principalmente Renato Augusto, que convive com um edema muscular e não foi relacionado para enfrentar o Palmeiras.
Semifinalista na Sul-Americana, o Corinthians carece de uma melhora no Brasileirão. Está na 13ª colocação, com 26 pontos, cinco à frente do Santos, primeiro time na zona.
Internacional
O Internacional vive situação parecida com a vivida pelo Corinthians. Semifinalista da Libertadores, o Colorado não consegue ter no Brasileirão a mesma regularidade do torneio continental.
Na rodada, o Inter empatou com o Goiás e agora terá tempo para que Eduardo Coudet tente trazer para o time no nacional a mesma sintonia que encontrou quando atua pela Libertadores.
Enner Valencia, destaque do time na Libertadores, foi convocado pela seleção do Equador para a disputa das eliminatórias e será baixa nos treinos neste período. O mesmo vale para o goleiro Sergio Rochet, que estará com o Uruguai.
Santos
Na zona de rebaixamento, o Santos vê a Data Fifa chegar para acalmar os ânimos na Vila Belmiro. O time vem de uma derrota para o América-MG e vive uma verdadeira turbulência.
Soteldo, expulso no duelo contra o Coelho, foi criticado tanto pelo capitão João Paulo, quanto pelo técnico Diego Aguirre. O comandante, inclusive, vai ter que quebrar a cabeça para o time sem o baixinho na volta.
O Peixe está na 17ª colocação, com 21 pontos, e flerta com o rebaixamento há bastante tempo. A boa notícia é de que o Bahia, primeiro time fora da zona, tem 22 pontos. Uma diferença pequena, mas ainda assim preocupante.
Vasco
Assim como o Santos, o Vasco vive um momento muito turbulento. Perdeu para o Bahia e, por decisão judicial, não vem contando com torcida em São Januário.
A parada será boa para Ramon Díaz conhecer ainda mais o elenco e tentar dar sua cara ao time. O treinador, inclusive, prometeu à torcida que o time não seria rebaixado.