O ano de 2023 já pode ser considerado um marco histórico do turismo em Maceió. A cidade apareceu como a campeã brasileira no ranking de embarques da Braztoa, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. No mês passado Maceió foi anunciada como bi-campeã de vendas pela CVC, a maior agência de viagens do país. Os resultados mostram a consolidação da capital alagoana como destino preferido nacionalmente.
“Temos feito um trabalho sério, em parceria com o setor, para atrair mais visitantes. O turismo é nossa indústria riqueza. Quando a cidade está cheia, temos mais trabalho e renda, que são distribuídos por toda Maceió. Investir no turismo é investir em nossa economia”, afirmou o prefeito JHC. Ele lembrou que Maceió se preparou para a retomada, realizando um planejamento pós-pandemia.
Desde o ano passado, a prefeitura vem realizando uma série de ações para promover e aumentar as buscas pelo destino. Foram vários eventos nacionais com agentes de viagens e operadores para promoção e comercialização da cidade.
O prefeito tomou a decisão de investir quase R$ 500 mil para realizar road show reunindo executivos da Gol Linhas Aéreas e operadores de turismo por cidades da Argentina, Paraguai e Uruguai, para mostrar as potencialidades de Maceió. O saldo desta ação foi a conquista de mais um vôo direto entre a capital e Buenos Aires, principal emissor estrangeiro da América do Sul. Maceió também está presente nos grandes centros do mundo, com publicidade em Nova York, Paris, Madri e Barcelona, para trazer ainda mais visitantes internacionais.
“Esse é um trabalho constante e com muito foco, porque turismo é mercado. Disputamos a preferência de quem vai viajar com outras cidades e precisamos mostrar que temos mais a oferecer. É uma política de vendas que precisa da parceria com os empresários do ramo e não pode ser interrompida”, destacou o prefeito.
Para o feriadão deste final de semana, Maceió já tem ocupação hoteleira garantida no patamar de 80%. No final do mês, a Secretaria de Turismo irá participar do Congresso da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav), que acontece no Rio de Janeiro. O evento é uma das grandes vitrines do turismo nacional, envolvendo milhares de profissionais do segmento para a venda de pacotes e operações.