Um vídeo gravado em uma oficina mecânica na Vila Canaã, em Goiânia, viralizou na internet ao mostrar um jovem de 20 anos “voar” após os amigos acionarem o airbag de um carro de propósito. A explosão é tão forte que a calça do rapaz rasga quase que instantaneamente. Médicos ouvidos pela reportagem alertam que a brincadeira é perigosa e pode causar diversos tipos de fratura.
O vídeo foi gravado e publicado por Rodrigo Cândido no dia 30 de agosto. Na filmagem é possível ver um rapaz sentado no banco de um carro, que está colocado no chão, ao lado do veículo, do lado de fora. Segundos depois, o airbag é acionado e, então, o rapaz é arremessado para o alto.
No momento em que “voa”, o jovem perde um dos sapatos que usava. Além disso, a calça dele rasga instantaneamente. Todos ao redor dão risada, inclusive ele.
Atualmente, o post tem quase 4 milhões de visualizações e mais de 1,6 mil comentários. Alguns internautas acharam a situação engraçada, já outros reprovaram a brincadeira. “Perigoso demais, em tempo de lesionar a cervical”, comentou uma pessoa.
Ao g1, Rodrigo afirmou que estava com os amigos e, durante conversas, decidiram acionar o airbag de brincadeira, porque queriam entender como ele funcionava e qual era a sensação de ser arremessado. Segundo ele, ninguém se feriu.
“Na hora, todo mundo achou graça, mas a gente está ciente que alguém poderia ter se machucado. A gente fez de brincadeira, não foi pra incentivar ninguém a fazer a mesma coisa”, explicou Rodrigo.
Risco de fraturas
O médico ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein, Luciano Miller, afirma que a brincadeira é extremamente perigosa, pois pode causar fraturas em diferentes lugares do corpo. Sendo assim, não deve ser repetida por ninguém.
“O grande risco é um trauma da coluna, causar uma fratura no cóccix, nas vértebras sacrais e lombares. Também sem esquecer que na queda ele poderia ter traumas de outras partes, como uma fratura de punho, algum entorse no tornozelo, cervical ou mesmo um trauma crânio-encefálico, se ele caísse e batesse a cabeça”, afirma.
O médico clínico geral Michel Santa Cruz reforça que a brincadeira é perigosa. Ele afirma que além de fraturas, a explosão do airbag também pode causar queimaduras nos braços.
“A explosão do airbag pode causar queimaduras nos braços e lesões oculares. Esse “vento” que sai com a explosão pode, sim, queimar”, alerta.