MPE instaura procedimento para apurar aumento nos casos de meningite em Maceió

O Ministério Público Estadual (MPAL) informou nesta quinta-feira, 14, que já instaurou uma notícia de fato com o intuito de apurar o aumento no número de casos de meningite na cidade de Maceió.

Agora, a 67ª Promotoria de Justiça da Capital (da Saúde) aguarda que a Secretaria Municipal de Saúde compartilhe os dados estatísticos atualizados e preste esclarecimentos sobre quais Ações de Saúde Pública foram pensadas e adotadas para o controle da dissipação dessa infecção grave na capital alagoana.

Leia Também: Defensoria Pública cobra plano de enfrentamento para possível surto de Meningite

Segundo o MPE, a notícia de fato de número 01.2023.00002286-9 foi instaurada em 24 de maio deste ano. Em julho deste ano, a SMS apresentou um Relatório Circunstanciado onde especificava os percentuais da Meningite na capital, garantindo que medidas estavam sendo implementadas com o intuito de obstruir seu alastramento.

“O Ministério Público já vem acompanhando os casos de agravamento da doença desde o mês de maio, e tem procedimento instaurado diante do que foi noticiado pela sociedade civil. No mês de julho, recebemos um relatório circunstanciado da secretaria municipal de saúde com seu plano de ação, demonstrando os dados estatísticos acerca dos casos constatados e, no momento, aguardamos informações sobre dados atualizados bem como sobre as medidas adotadas para esbarrar a proliferação da meningite”, afirma o promotor.

Sesau

Nesta quinta-feira, 14, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu nota para esclarecer que segue prestando assistência técnica à SMS quanto a investigação e notificação dos casos de meningite.

 

Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que, diante do aumento pontual de casos de meningite no município de Maceió, a gestão estadual e o Ministério da Saúde vêm prestando assistência técnica à Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, seja relacionada à investigação e notificação dos casos, como também no tratamento dos pacientes e na realização do bloqueio vacinal dos contatos próximos das pessoas diagnosticadas com a doença, conforme prevê o protocolo estabelecido pelo MS.

A Sesau ressalta que, segundo o Plano Estadual de Enfrentamento à Meningite, o processo de assistência aos pacientes suspeitos ou diagnosticados com a enfermidade tem ocorrido em tempo oportuno, por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos, que tem agilizado as transferências para as unidades hospitalares de referência para o atendimento.

A secretaria salienta que, ainda com relação à assistência técnica às gestões municipais, no dia 25 de abril deste ano, promoveu uma capacitação sobre manejo clínico e laboratorial da meningite para os técnicos das unidades públicas dos 102 municípios alagoanos, além das unidades privadas, garantindo a formação dos profissionais de saúde para que realizem o diagnóstico em tempo oportuno, evitando sequelas e a evolução para estágios graves da doença.

MPF se reúne com Ministério da Saúde para discutir medidas contra surto de meningite

Veja Mais

Deixe um comentário