Maceió registra 50 casos de meningite em menos de um ano

A Prefeitura de Maceió divulgou nota nesta sexta-feira, 15, confirmando que o número de pessoas diagnosticadas com meningite na capital alagoana aumentou neste ano.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante todo o ano de 2022, houve o registro de 32 casos. Já nos primeiros nove meses de 2023, 50 pessoas contraíram a doença. 

Após ser constatado o aumento dos casos, a SMS alertou o EpiSus, sistema nacional para epidemias, que enviou uma equipe técnica  ao estado. A Prefeitura ressaltou ainda que intensificou a capacitação de profissionais da saúde para identificar os casos suspeitos de meningite.

Hoje, representantes do município, Estado, Ministério da Saúde e EpiSus se reuniram para discutir formas de enfrentamento à doença. As medidas que serão tomadas deverão ser divulgadas em breve pelo Ministério da Saúde.

 

Nota – casos de meningite em Maceió

Desde 2021, a Prefeitura de Maceió intensificou a capacitação dos profissionais de saúde nas unidades, para a identificação dos casos suspeitos de meningite, nas diversas variações da doença. As equipes de Maceió perceberam um aumento importante nos casos, saltando de 32 no ano passado inteiro, para 50, entre janeiro e setembro. A Secretaria Municipal de Saúde alertou o EpiSus, sistema nacional para epidemias, que enviou uma equipe técnica em agosto, que trabalha desde então ao lado do time de Maceió. Os dados desse trabalho foram apresentados nesta sexta (15), em reunião entre o município, o estado, o EpiSus e uma equipe do Ministério da Saúde. O resultado dessa reunião será publicado em uma nota técnica a ser divulgada pelo Ministério da Saúde.

Leia Também: Defensoria Pública cobra plano de enfrentamento para possível surto de Meningite

MPF se reúne com Ministério da Saúde para discutir medidas contra surto de meningite

Veja Mais

Deixe um comentário